O presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, disse nesta quinta-feira (7) que “muitos investidores” perderam o rali das ações da varejista “porque só viram o passado da empresa”.
A varejista acumula desde 2016 uma das maiores altas da bolsa, num movimento reforçado por uma mudança de rumo em direção ao mercado digital.
Nesta manhã, em encontro com analistas em São Paulo, Trajano disse que a companhia está ficando sozinha na venda de produtos diretos ao cliente na internet, com a corrida das varejistas no país para o “marketplace” (shopping virtual). “Hoje estamos ficando sozinhos na venda direta com a saída do Walmart”, disse.
No “marketplace”, as varejistas hospedam lojistas em seus sites e são esses comerciantes que vendem e entregam os produtos. As companhias ganham comissões desses parceiros sobre a venda.
Trajano ressaltou que o marketplace precisa de um negócio forte também em lojas físicas e em vendas diretas porque escala é fundamental nesse segmento. “Nossa loja física tem crescido muito bem, vamos muito bem em loja física no quarto trimestre”, disse ele.
O vice-presidente do conselho de administração, Marcelo Silva, disse que a empresa nunca quis separar a operação on-line da loja física, apesar de existir uma pressão do mercado anos atrás.
O Walmart anunciou ontem a união das áreas no país após ter admitido que a separação das áreas impedia a expansão mais rápida da empresa.
Neste ano, o Magazine Luiza somou 700 lojistas no marketplace. As rivais B2W e Via Varejo têm, respectivamente, 7 mil e 6 mil lojistas em seus marketplaces.
A empresa ressaltou que o foco não é ampliar de forma “indiscriminada” o número de lojistas neste sistema. Segundo o Magazine, até hoje 361 lojistas não foram aceitos para fazer parte do seu marketplace por razões ligadas à qualidade de produto e serviços.
Atualmente, 80% das entregas do grupo são feitas por microempresas.
De acordo com a companhia, no espaço de um mês, 30 lojistas do marketplace passaram a usar o sistema de frete da rede. A empresa também começou a vender neste ano ao lojista do marketplace espaço para anunciar no site do Magazine.
Ibovespa
A respeito da entrada da ação da varejista na prévia do Ibovespa, Trajano disse que esse processo é parte do objetivo da companhia.
“Temos enorme possibilidade de entrar no índice Bovespa e outros da América Latina considerando volume. Isso era uma busca há bastante tempo”, disse o presidente.
Fonte: Valor Econômico