Com 107 lojas espalhadas pelo Brasil, a rede de fast food Lug’s vai abrir, em 2018, suas primeiras unidades na Espanha e em Portugal. A intenção da empresa é inaugurar dez operações no ano que vem, dentro de um plano de expansão que prevê mais de 100 lojas no continente europeu dentro dos próximos cinco anos.
A ideia da franqueadora é, no longo prazo, entrar também em outros países da Europa, como a França e a Itália. A primeira unidade na região será aberta na cidade de Barcelona. “Inicialmente, vamos abrir uma franquia em Barcelona e depois outra em Portugal, com apoio de um desenvolvedor de área. Mais para frente, temos planos de implementar um máster-franqueado para a região”, explica o presidente da rede de franquias, Denilson Lugui, em entrevista ao DCI.
De acordo com o executivo, a empresa está com uma expectativa positiva em relação a entrada nos novos mercados, mas ciente de que terá que romper algumas barreiras locais específicas. “Nosso grande desafio será implantar na Europa um conceito genuinamente brasileiro, respeitando hábito locais de consumo”, diz.
Atualmente, a Lug’s já possui oito unidades fora do Brasil: na Argentina, Colômbia e Uruguai. Os três países, entretanto, possuem uma representatividade pequena do faturamento total da companhia, mas com grande importância em termos de potencial de crescimento. “Em cinco anos nossa expectativa é que as operações do exterior superem o Brasil em termos de faturamento”, afirma.
Faturamento
Para o consolidado deste ano, a rede prevê uma receita bruta de R$ 130 milhões, valor que representaria um crescimento de 115%, na comparação com o desempenho registrado no ano passado – considerando o resultado das unidades abertas ao longo deste ano. A marca, que possui só quatro anos operando no franchising, tem crescido em um ritmo expressivo desde o lançamento.
Região Norte
Em relação a expansão da marca no Brasil, o plano da companhia é inaugurar 50 novas lojas ao longo do ano que vem. Dos 23 estados brasileiros em que a rede está presente, a diretora de operações da Lug’s, Ana Blair, destaca o Norte como região de forte atuação da marca e grande potencial. Para se ter uma ideia, das aberturas previstas para 2018, cerca de 10% estão programadas para ocorrerem na região.
“A aceitação da marca no Norte nos surpreendeu. O sucesso das lojas fez com que alguns franqueados decidissem investir em novas unidades na mesma região, fortalecendo a presença dos nossos restaurantes”, afirma a executiva. Atualmente, a rede conta com quatro lojas apenas no Pará, além de unidades em Castanhal, Marabá, Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Cacoal (RO).
Fonte: DCI