Em comparação ao mesmo período do ano passado, EBITDA foi de R$ 20 milhões, 76% maior do que no ano passado, e receitas alcançaram R$ R$ 542,3 milhões, aumento de 3,3%
A Saraiva divulgou os resultados do primeiro trimestre de 2016 encerrado no dia 31 de março. Em comparação ao mesmo período de 2015, o primeiro trimestre fechou com crescimento de 3,3% nas suas receitas brutas, que alcançaram R$ 542,3 milhões, versus R$ 524,9 milhões em 2015. O lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) no primeiro trimestre desse ano apresentou crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando R$ 20 milhões. Isso levou a companhia a ter um resultado final consolidado positivo de R$ 300 mil no período. No ano passado, o mesmo resultado apresentava prejuízo de R$ 9,1 milhões.
As despesas operacionais mantiveram-se estáveis, em R$ 153 milhões, queda de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso, segundo a companhia, “demonstra o esforço no controle das despesas mesmo diante de um cenário de fortes pressões inflacionárias nos principais custos da companhia”.
e-Commerce
Um dos destaques do primeiro trimestre de 2016 foi o crescimento de 10% nas receitas brutas do e-commerce em comparação ao mesmo período do ano passado. A participação no total de receita bruta das operações do site em relação ao total das operações varejistas do grupo ficou em 32% no primeiro trimestre de 2016. No mesmo período do ano passado, essa relação era de 29%. As vendas líquidas obtidas nesse canal somaram R$ 158 milhões no período, crescimento de 2,9% em comparação ao mesmo período de 2015.
Lojas físicas
A companhia chama a atenção para o investimento em reformas e readequação de suas lojas e na revisão do mix de categorias oferecidas. Para junho, a loja do Shopping Jardim Sul, na capital paulista, deve ser reinaugurada com novo layout e a loja do Shopping Iguatemi de Porto Alegre (RS) deve mudar de ponto com o objetivo de redução do custo de ocupação e implantação de um novo mix de produtos e serviços. A companhia informa ainda que deve aumentar o número de cafés em suas lojas, de 38 para 60 unidades até o fim do segundo semestre. Essas operações, acredita a Saraiva, contribuirá para o aumento da rentabilidade de lojas, uma vez que os espaços são sublocados.
A varejista, que nas últimas apresentações de resultados vinha falando que precisava reavaliar a sua estratégia de estar presente em aeroportos brasileiros, informou que desistiu do contrato que previa a inauguração de cinco unidades no aeroporto de Viracopos, no interior paulista. Os valores investidos serão devolvidos.