A Localiza, maior locadora de veículos do país, registrou no quarto trimestre lucro líquido de R$ 105,9 milhões, aumento de 3,6% ante igual período de 2014. Na mesma base de comparação, a receita líquida de aluguel de carros, gestão de frotas e franchising cresceu 2,5% a R$ 494,3 milhões. Mas no ano de 2015, a Localiza teve retração de 2% no lucro, para R$ 402,4 milhões, enquanto a receita cedeu 0,5% para R$ 1,883 bilhão.
A margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) diminuiu 1,1 ponto percentual, para 23,8%. A empresa disse que a queda de R$ 35 milhões no Ebtida em 2015 foi mais que compensada pela redução de R$ 43,8 milhões da depreciação.
Na divisão de aluguel de carros, a receita líquida cresceu 1% no quarto trimestre, para R$ 334,5 milhões, mas caiu 2,1% no ano, para R$ 1,258 bilhão. No segmento de frotas, a receita cresceu 6,1% e 6,4%, respectivamente no quarto trimestre e no ano, para R$ 155,6 milhões e R$ 608,5 milhões.
A receita líquida do Seminovos apresentou crescimento de 1,3% em 2015, quando comparada a 2014. A quantidade de carros vendidos no ano foi 8,9% menor que em igual período anterior, sendo o preço médio de venda 11,2% maior em decorrência da inflação no preço de carros e mix de venda.
No quarto trimestre, foram comprados pela Localiza 21.660 carros — ante 27.066 um ano antes — e vendidos 15.047, o que representou investimento líquido de R$ 338,5 milhões. No período, a divisão de aluguel de carros lançou o Localiza Prime, nova categoria de carros oferecida aos clientes que inclui em seu mix de frota os modelos BMW 320i e Volvo S60.
O aumento de 26% no preço médio de carros comprados se deve a inclusão desses dois modelos de luxo no mix da frota e à concentração de compra de carros de grupos superiores no último trimestre, além do aumento no preço dos carros novos.
“O ano de 2015 foi mais um ano muito negativo para o Brasil: a profunda deterioração do ambiente macroeconômico no país causou uma acentuada queda de confiança nos consumidores e na demanda em geral”, escreveu a diretoria em relatório de administração. Para 2016, a empresa disse que espera maximizar as sinergias de operações e vendas entre os negócios de aluguel de carros e gestão de frotas. “Devido ao enfraquecimento do mercado de compra e venda de carros, vamos fortalecer os atuais canais de venda para garantir nosso histórico de eficiência na gestão da renovação da frota”, informou.