Pandemia transformou perfil de compras, ao mesmo tempo em que varejista tomou medidas como redução de custos, disse Nöel Prioux
O executivo destaca que a operação do varejo da companhia ganhou 1,3 ponto percentual de participação de mercado no trimestre e 2 pontos percentuais nos últimos anos. As vendas das bandeiras Carrefour Varejo cresceram, especialmente no segmento de alimentos, 13,3% (sem gasolina), o quinto trimestre consecutivo de crescimento de dois dígitos. O resultado também foi impulsionado pela operação on-line, cuja plataforma foi atualizada em outubro. As vendas on-line cresceram 163% no ano e já representam 5% da receita de alimentos.
No atacarejo, sob a bandeira do Atacadão, o crescimento de vendas foi ainda maior, de 32,3% no trimestre, para R$ 14,27 bilhões. A companhia concentrou-se em estratégias para aumentar as vendas para clientes comerciais e também se beneficiou de vendas on-line, que cresceram 142% na comparação com o terceiro trimestre.
Para 2021, a empresa estima acelerar o crescimento de lojas para 45 novas unidades, considerando a operação da rede Makro, que foi adquirida pelo grupo. “Expansão de lojas é oportunidade para o banco e para o e-commerce”, disse Sébastien Durchon, diretor financeiro e de relações com investidores.
Outro destaque do trimestre foi a recuperação sequencial do Banco Carrefour. “O Ebitda passou de negativo no terceiro trimestre para R$ 266 milhões no quarto trimestre”, diz Durchon. Segundo ele, alguns indicadores de riscos ficaram menores do que níveis pré-pandemia, como inadimplência. “Mostra assertividade das decisões de crédito no início da crise.”
Dividendos
A nova política de pagamento de dividendos do Carrefour Brasil de até 45% do lucro líquido ajustado é um sinal de confiança da companhia, afirmou Durchon. Anteriormente, o patamar de pagamento era de 25% do lucro líquido ajustado. “Geração de caixa forte e dívida baixa dão conforto para mudar política de dividendos”, disse.
O executivo destacou que a oferta de ações feita em 2017 ajudou a desalavancar a companhia, em um período em que os juros básicos eram altos e “comiam” parte do resultado operacional. “Agora temos forte geração de caixa e acreditamos que vai se manter assim ou até ampliar. E temos um balanço de quase nada de dívida, de alavancagem 0,3 vezes”, acrescentou.
De acordo com a empresa, a mudança da política de dividendos não impede o Carrefour Brasil de ir às compras de ativos. Durchon ressaltou que o balanço da companhia atualmente dá “tranquilamente” para fazer aumentar dividendo e fazer operações de fusões e aquisições. “Aumentando somente em 1 vez a alavancagem já dá para fazer investimento de R$ 5,6 bilhões.”
Auxílio emergencial
Durchon afirmou que a decisão acerca do auxílio emergencial deve ter mais impacto sobre outros setores da economia do que no de alimentos. “Se olharmos as vendas like for like (comparáveis) de outubro e novembro, quando o valor do ‘coronavoucher’ já estava reduzido, vemos que o impacto foi pouco. Não dá para enxergar uma desaceleração das tendências.”
Como tendências, o diretor se refere à manutenção da inflação de alimentos em patamares mais elevados e a margens mais fortes das operações da companhia. “Tivemos inflação alimentar muito alta, chegou a 18% enquanto IPCA estava em 4%. E é verdade que isso ajuda nosso negócio, mas também acabou mascarando todas as decisões que tomamos de tornar nossa operação cada dia mais eficiente. Melhoramos margem e ela vai ficar.” Ele acrescentou que a inflação dos alimentos deve permanecer em patamares mais elevados no início do ano e não acredita em deflação ao longo de 2021.
Prioux também destacou a mudança de hábito da covid-19, que trouxe atividades que não devem ser temporárias, como aumento de almoços em casa, por exemplo. Ele acredita ainda que em 2021 a operação de postos, muito afetada pelas alterações da crise sanitária na mobilidade das pessoas, também deve mostrar melhora.
Neste ano, a empresa pretende focar no crescimento de marketplace das plataformas digitais do Carrefour e do Atacadão, segundo o executivo. No comércio on-line, a empresa pode mostrar melhora expressiva no último trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, uma vez que as ações de Black Friday no ano passado foram suspensas após o assassinato de um cliente, João Alberto, em Porto Alegre.