A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) decidiu desenvolver um shopping virtual (marketplace) para fazer frente ao avanço do comércio eletrônico. O projeto já conta com aproximadamente 40 marcas associadas à entidade, incluindo TNG, Side Walk, Gregory, Jogê, Morana e Mob.
“A expectativa é fechar o ano com até 50 lojas no marketplace. Muitas varejistas são pequenas e ainda não têm o próprio comércio eletrônico. Parte das marcas está abrindo a loja virtual primeiro”, afirma Tito Bessa Junior, presidente da Ablos e fundador da TNG. Loja satélite é a nomenclatura usada, no mercado de shopping centers, para os estabelecimentos comerciais com até 180 m2.
O projeto foi desenvolvido nos últimos dois meses. Bessa estima que o marketplace entre em operação em até 60 dias, a tempo para aproveitar a demanda mais aquecida durante a Black Friday, evento promocional que ocorre no fim de novembro. A expectativa é que o shopping virtual movimente cerca de R$ 100 milhões no primeiro ano de funcionamento.
As empresas associadas da Ablos são, em sua maioria, varejistas de vestuário e calçados. De acordo a consultoria Ebit Nielsen, as vendas de moda e acessórios pela internet somaram R$ 2,9 bilhões no ano passado. No primeiro semestre, o volume de encomendas on-line da categoria cresceu 48%.
As empresas que se cadastrarem no novo marketplace pagarão pelo serviço um percentual equivalente a 12% das vendas on-line. “Outros marketplaces cobram de 21% a 27%”, comparou o executivo. O valor arrecadado, segundo Bessa, será reinvestido no projeto.
Fonte: Valor Econômico