Embora a Black Friday no Brasil tenha começado no e-commerce, as lojas físicas já começam a trabalhar a data com mais força. Segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entre todas as pessoas que vão participar da ação em 2016, aproximadamente 40,2% escolheram lojas de shoppings centers como local de compra. A procura nesses estabelecimentos é 4% maior do que no ano passado (36%). O local de compra preferido dos consumidores brasileiros, no entanto, ainda são os sites nacionais, mas com uma leve queda em relação a 2015 (de 61% para 58,9%).
Integração Entre Canais
Para Ricardo Bove, Diretor da BlackFriday.com.br, o fortalecimento da data no varejo físico passa principalmente pelas redes que atuam também no e-commerce e que sabem integrar os canais. “A tendência para as lojas físicas é o crescimento, principalmente quando os varejistas atuam em ambos os canais e conseguem integrar as ações e oferecer uma experiência de compra mais completa”, afirma. A pesquisa do SPC Brasil com a CNDL aponta, também, que o aumento das compras em operações de shoppings centers se deve à credibilidade e segurança oferecida por essas lojas.