Adaptar modelos a partir da entrada dos atacarejos nas áreas mais urbanas tem se mostrado indispensável para os supermercados já existentes
Por Redação
Com a expansão dos atacarejos no Ceará, os supermercados estão se preparando para competir com este segmento. Para não perder competitividade, marcas como Mercadinhos São Luiz e Supermercado Pinheiro estão planejando lançar lojas de desconto pelo Estado. O tema foi discutido com executivos durante o NM2B, evento relacionado a marketing e inovação, e também foram abordadas as estratégias que deverão ser usadas para não perder competitividade no mercado.
Para Alexandre Pinheiro, diretor comercial e marketing do Pinheiro, adaptar modelos a partir da entrada dos atacarejos nas áreas mais urbanas tem se mostrado indispensável para os supermercados já existentes.
Para competir, os empresários das duas redes confirmaram a elaboração de lojas menores, com menos serviços e sortimento de produtos, para conseguir ofertar preços menores sem trocar as marcas já confirmadas nas prateleiras dos empreendimentos
“O modelo atacarejo está crescendo no mercado e estamos estudando esse modelo. Nós do Pinheiro temos um plano de expansão e nele está a perspectiva de abrir mais lojas em novos formatos. Nós compramos duas lojas no formato de atacarejo, lojas menores, e também estamos colocando duas lojas de desconto, de promoção. Será a bandeira ‘Pinheiro Ofertão’, onde vamos oferecer menos sortimento e menos serviços”, explica Pinheiro, acrescentando que uma unidade já funciona em Quixeramobim e outra em Aracati, mas é um formato que está em teste. “Então se der resultado, vamos abrir novas lojas, sim, nesse modelo”, completou.
O Mercadinhos São Luiz também está discutindo planos de adaptação. De acordo com Fernando Ramalho, vice-presidente do São Luiz, o objetivo é garantir marcas de valor agregado elevado, sem que haja qualquer prejuízo aos clientes habituados às unidades existentes.
A estratégia é ter pelo menos quatro lojas de desconto no Ceará até o final do ano, mas a meta é atingir 10 unidades deste modelo em dois anos.
Fonte: S.A. Varejo