A SimphonyRetaillAI, empresa especializada em soluções de inteligência artificial, atua em parceria com a Petrobras Distribuidora – desde o mês passado – para otimizar o sortimento e espaço das mais de 1,3 mil lojas de conveniência BR Mania, que operam nos postos de gasolina da distribuidora.
Com o acordo, as lojas operam com o software SR Assortment & Space, tecnologia que analisa a demanda dos clientes para identificar preferências e oferecer produtos que os atendem com mais eficácia, e criando planogramas individualizados.
Dessa maneira, os franqueados podem acessar, através de um portal, as sugestões de sortimento e inventário de cada categoria. Essas, essencialmente, levam em consideração os produtos de preferência dos clientes (customer-centric) e o espaço da loja (space-aware) para definir a quantidade dos itens mais assertivamente.
Para o gerente executivo de negócios de varejo da Petrobras Distribuidora, Leonardo Burgos, investir em uma plataforma de gerenciamento de categorias, com a utilização de inteligência artificial para otimizar o sortimento e o espaço, é uma grande oportunidade ainda pouco explorada no formato de conveniência no Brasil.
“Em lojas de 100 metros quadrados, em média, e com capacidade limitada de sortimento, confiar apenas na opinião e intuição das pessoas não é mais aceitável, quando temos acesso a dados de dezenas de milhões de transações para que possamos de fato colocar a necessidade e comportamento dos clientes no centro das nossas decisões”, afirma.
A mesma tecnologia já era utilizada internacionalmente, nos supermercados Rewe da Alemanha, na varejista holandesa Ahold Delhaize, e nas lojas de conveniência Kum & Go dos Estados Unidos, entre outros. De modo geral, a ferramenta proporcionou aumento de margem e de vendas nesses negócios, além da redução da ruptura no inventário.
“Durante anos o varejo baseou-se primariamente em dados de vendas anteriores e não na evolução do comportamento dos consumidores. Com isso, problemas com estoque, previsões inadequadas e redução da satisfação dos clientes eram comuns. Nossa solução integra dados demográficos e de fidelização, construindo grupos de lojas mais granulares e relevantes, alinhados às preferências do mercado”, afirma o vice-presidente da SymphonyRetailAI na América Latina, Adriano Araújo.
Fonte: SuperVarejo