Criada em 2018, a bandeira “Local”, formato de conveniência da Lojas Americanas, ganha as ruas nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A bandeira chega à marca de 44 filiais próprias. “O modelo de lojas de conveniência está em expansão. Neste momento, encaramos este movimento como uma forma de otimizarmos as unidades da Local em localidades e ambientes diferentes, como prédios comerciais e grandes avenidas; e também como uma forma de ampliarmos nossa atuação em mercados onde entendemos que nosso modelo tem maior atração”, afirma Carlos Padilha, Diretor de Financeiro e de Relações com Investidores da Lojas Americanas, com exclusividade para o Jornal Giro News.
Mix de Produtos
O mix de produtos é voltado para o dia a dia. “Hoje, temos mais de 3 mil itens, sendo 80% de alimentos e bebidas e 20% de outras categorias, como cuidados pessoais, brinquedos, utilidades domésticas, entre outras. Apesar do sortimento previamente definido, há uma variação na venda de itens em função da localidade”, explica Padilha. As unidades situadas em grandes centros, por exemplo, apresentam uma maior concentração em alimentos. Para as lojas de bairro as bebidas lideram. Paralelamente, novas categorias e produtos são introduzidos de acordo com pesquisas realizadas junto aos consumidores.
Integração com o E-commerce
Outro diferencial da Local é a integração com a Americanas.com para a retirada e entrega de produtos comprados no site, além da Ame – plataforma de negócios mobile que oferece pagamentos via QR Code, cashback, recarga de celular, empréstimos, entre outros serviços. “No Brasil, ainda não há um formato consolidado no mercado. Com foco nesta oportunidade, a Local busca estar mais próxima do consumidor”, ressalta o diretor.
Fonte: GiroNews