Por Geraldo Samor e Pedro Arbex
A Lojas Americanas acaba de anunciar a compra do Grupo Uni.co, dono das redes de franquias Imaginarium e Puket, que somam mais de 400 lojas em todo o Brasil vendendo produtos de ‘fun design’.
A transação também inclui a Mind, uma marca nativa digital de objetos de decoração que pertence ao grupo.
A Lojas Americanas está comprando 100% do Uni.co — pagando 70% do valor agora e o restante em três anos. O preço não foi revelado.
A Imaginarium — cujos almofadinhas de coração já ajudaram muitos namorados a pedir perdão — tem 220 lojas; a Puket, que vende meias e pijamas infantis, tem 172. As duas redes também estão em quase 2,3 mil pontos de venda multimarcas.
Em 2019, o Uni.co faturou R$ 270 milhões com EBITDA de R$ 18 milhões.
A empresa pretendia fazer seu IPO em dezembro passado, mas adiou os planos devido ao mercado fraco e engatou uma conversa com a Americanas.
Dentro da Americanas, a ideia é que o Uni.co funcione como a plataforma de expansão da companhia no varejo especializado de franquias.
Wellington Santos, o CEO do Uni.co, disse ao Brazil Journal que a companhia já mapeou diversas marcas para potenciais M&As, que agora serão discutidos com a Americanas.
“A Americanas já tinha planos de entrar nesse segmento e vimos que havia sinergias muito interessantes em explorarmos juntos esse mercado,” disse ele. “Achamos que faria mais sentido para o crescimento da empresa ter um sócio estratégico como eles do que fazer o IPO.”
Fonte: Brazil Journal