Supermercados conhecidos pela indústria como Fifo – em alusão ao método de controle de estoque “first in, first out” (o primeiro que entra, primeiro que sai) – andam satisfeitos com os negócios. Eles oferecem produtos com prazo de validade prestes a vencer e têm socorrido o público de baixa renda praticando preços inferiores aos do mercado. Compram e vendem barato. “Como o dinheiro do brasileiro está curto, temos ganhado ainda mais relevância”, conta Vanderli Santana, gerente da Vovó Zuzu, que fica na Rua 25 de Março, em São Paulo.
As lojas, normalmente pequenas, trabalham com mix tradicional, mas têm nos produtos de validade estreita o grande chamariz. Dayana Primarano, sócia do Mercado Vanessa, também na capital paulista, afirma que os produtos Fifo respondem por 50% das vendas. “O segredo é comprar rápido o lote oferecido pelo fornecedor e comunicar com a mesma rapidez para o cliente”, diz. Ela envia WhatsApp sem parar para o público cadastrado e fiel. Apesar dos bons resultados, afirma que cresceu a concorrência, sobretudo das grandes redes, que têm feito promoções com base na validade.
Como funciona
- Distribuidores e fabricantes oferecem os produtos de validade limitada num esquema “leilão”. A loja que chegar primeiro leva o lote
- A compra é normalmente paga à vista
- A venda ao consumidor é sempre à vista
- Esse varejo tanto pode receber a mercadoria na loja como retirar no fornecedor
- O desconto na compra varia entre 40% e 70%, dependendo da data de validade
Os produtos com maior saída
- Laticínios
- Embutidos
- Pratos Prontos
Exemplo que deram certo
Veja os números e avalie se lojas Fifo podem ser um novo negócio para você
Mercado Vanessa
Funcionamento (anos): 16
Número de lojas: 02 (250 m2 cada)
Margem média dos produtos: 35%
Vovó Zuzu
Funcionamento (anos): 12
Número de lojas: 01
Margem média dos produtos: 15%
Fonte: S.A. Varejo