Por mais que seja difícil concorrer com as facilidades oferecidas pelos canais digitais, as lojas físicas ainda são apontadas por 64% dos brasileiros como as preferidas na hora de comprar . O resultado aparece em um levantamento realizada em conjunto pela Lett, startup de tecnologia especialista em Trade Marketing Digital, e a a empresa de pesquisas Opinion Box .
Mas isso não quer dizer que o comércio eletrônico não tenha impacto nos hábitos de boa parte desses consumidores. De acordo com a pesquisa, 35,2% das pessoas que realizam compras em varejo físico buscam por informações do produto na internet. E 28,5% dos entrevistados têm o hábito de sempre pesquisar os preços online, mesmo quando estão em uma loja física.
Durante as pesquisas na internet realizadas pelos consumidores, a principal fonte de informação sobre produtos é o Google, apontado por 76,8% dos respondentes. Em segundo lugar aparecem os sites de comparação de preços, mencionados por 50% dos entrevistados, que podiam fazer múltiplas escolhas nesta resposta. Redes sociais e o site da loja preferida de e-commerce são consultados, respectivamente, por 24,5% e 20,8% do público.
Fonte: S.A. Varejo