São Paulo acaba de ganhar mais um Guide Shop da marca digital Amaro. Com o objetivo de criar uma experiência única em cada ponto de venda físico, a Amaro inaugurou no último fim de semana seu 16º Guide Shop, desta vez no MorumbiShopping, em São Paulo. O lançamento faz parte do projeto de expansão da marca, que quer evidenciar nos pontos físicos características locais das cidades em que estiver inserida.
Para o conceito do novo espaço, que traz uma leitura da cidade de São Paulo, a Amaro trabalhou em parceria com escritório paulistano da FutureBrand, agência especialista na construção de experiências conectadas de marca.
Durante o processo criativo, foram ouvidos especialistas, colaboradores e clientes em pesquisas qualitativas que resultaram em um novo layout e design para a loja. “Fizemos uma profunda análise no DNA da marca e o relacionamos com a cidade de São Paulo. Também estudamos a jornada completa do consumidor no Guide Shop para identificar forças e oportunidades. O resultado é uma estética timeless e minimalista, que une experiência on-line e off-line e cria uma experiência toda conectada”, conta Ewerton Mokarzel, diretor criativo e sócio da FutureBrand São Paulo.
Para Dominique Oliver, CEO e fundador da Amaro, uma parte fundamental da conexão emocional da cliente com o DNA da marca é a vivência do espaço físico. “Sempre dissemos que os Guide Shops são uma entrada no universo da Amaroe, com a maturidade da marca, nós entendemos que as clientes querem ter experiências cada vez mais únicas no varejo físico, que vão além de uma transação de compra”, explica.
Ambientação e experiência de compra
A identidade ambiental teve como inspiração duas premissas indicadas pela FutureBrand: o novo comportamento do consumidor, que busca a empatia das marcas em relação às suas necessidades; e o propósito da Amaro, que possibilita uma experiência omnichannel para seus clientes.
Os diferenciais e funcionalidades de um Guide Shop em relação a uma loja convencional foram evidenciados: as seções foram reorganizadas por momentos que marcam a jornada de compra, inclusive uma área parapickups & returns – retiradas e devoluções. Como se estivessem seguindo uma história, as visitantes encontrarão desde instruções sobre como esse modelo funciona até informações sobre a marca e seus serviços.
“Criamos espaços ‘instagramáveis’ por todo o Guide Shop”, acrescenta Mokarzel. O uso de materiais como fulget no revestimento da loja, somado ao piso que remete à cimento queimado e a estrutura aparente do ambiente constroem uma atmosfera urbana e cosmopolita. Nuances em cobre e iluminação indireta trazem o toque de sofisticação e delicadeza.
Futuro do varejo
O Guide Shop funciona como uma ‘loja conceito’ ou um ‘showroom’, ele integra o benefício do contato offline com a facilidade da compra online, potencializando a estratégia omni-channel da Amaro.
Como é um ponto de venda físico, o Guide Shop oferece a oportunidade de conhecer e experimentar as peças da Amaro. Diferente de uma loja física comum no varejo, as compras no Guide Shop são feitas online, por meio de um dos computadores ou tablets disponíveis no espaço, e a entrega do produto vai diretamente para a casa da cliente ou pode ser retirado no Guide Shop mais próximo de casa. Assim como a compra on-line em casa, a cliente em São Paulo recebe o pedido no mesmo dia e, no Rio de Janeiro, no dia seguinte.
Fonte: IT Forum