Prestes a completar quatro anos, a L’Occitane au Brésil, abriu nesta sexta-feira, 18, sua primeira loja no shopping Iguatemi, em São Paulo. A diferença é que a unidade também inaugura um novo conceito de loja e quiosques desenvolvido pela agência de design Centdegrés.
A loja tem 35 metros quadrados, formato considerado adequado para a marca e seu estágio de desenvolvimento hoje, segundo Natan Anaf, diretor comercial da L’Occitane au Brésil. Na verdade, explica ele, mesmo a bandeira L’Occitane en Provence – principal marca do grupo – não tem em seu DNA formatos grandes. A média é de 45 metros quadrados, com algumas poucas exceções de flagships, como a do shopping RioMar, no Recife, que tem 54 metros quadrados, mais por uma questão de oportunidade especial de negociação do ponto.
“Começamos, no segundo ano, a sentir que o conceito criado inicialmente pelo Marcelo Rosenbaum já não estava traduzindo tudo que a marca queria, faltava um pouco a questão do aconchego nessa proposta de brasilidade”, conta Anaaf. O projeto original, de Rosenbaum, foi inspirado nas feiras livres, com suas frutas, legumes e flores. Há um ano, a própria companhia resolveu desenvolver um modelo híbrido – explorado em lojas como a da Rua Oscar Freire, em São Paulo, e Barra Shopping, no Rio de Janeiro – mesclando características do projeto do decorador com uma proposta de “casa brasileira”, que buscava traduzir um clima de simplicidade e acolhimento, ainda que com um toque refinado.
O layout da nova loja, que migrou de vez para a nova proposta, é aberto, sem barreiras entre os ambientes externo e interior; um convite a uma parada no dia, em um espaço “familiar e sereno”, segundo a marca. O objetivo da empresa é avaliar como os clientes interagem com o novo formato, a performance de vendas e provavelmente fazer ajustes após dois meses de operação. Depois, mudar gradualmente as outras lojas, inclusive por envolver um investimento não apenas da própria marca, mas também de seus franqueados. “Mesmo que cheguemos à aprovação do conceito em março, quando fechamos nosso ano fiscal, não consigo transformar 100% das unidades de um dia para o outro”, explica o executivo.
Além da loja do Iguatemi, a rede está inaugurando nesta sexta outras sete unidades. No mês deverão ser entre 25 e 30 novas lojas e de outubro a dezembro, algo entre 65 a 67 inaugurações (as variações se devem a possíveis atrasos nas obras). Hoje, são mais de 100 unidades da marca e até o fim de março de 2017 a projeção é ter 180 pontos de venda – 140 quiosques e 40 lojas.
O valor médio de franquia para uma loja é de R$ 280 mil, sem contar as negociações de shopping, como luvas, e inclui obra, mobiliário e portfolio. Já os quiosques ficam na faixa de R$ 120 mil.
Definida pelo Grupo L’Occitane como uma marca de coração brasileiro e alma francesa, por usar o terroir brasileiro, mas com técnica francesa na produção de seu portfolio, a L’Occitane au Brésil tem sido destaque no mercado brasileiro e entre as filiais do Grupo pelo mundo, segundo o executivo. As duas marcas – L’Occitane en Provence e L’Occitane au Brésil – crescem acima da inflação, mas esta última tem crescido “bem acima de dois dígitos”. A performance do Brasil tem, inclusive, ajudado a melhorar o desempenho global da companhia.