O faturamento do mercado livreiro nos três primeiros meses de 2018 superou em 14,28% o mesmo período do ano passado, atingindo R$ 588,1 milhões. Durante o trimestre, 12 milhões de livros foram comercializados, em alta de 8,76%.
Os dados são do Painel de Vendas de Livros no Brasil elaborado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em parceria com a Nielsen, divulgado hoje (19).
Especificamente em março, as vendas alcançaram 4,220 milhões de exemplares (alta de 17,7%) e faturamento de R$ 180,4 milhões (crescimento de 18,98%). A SNEL acredita que o Dia Internacional da Mulher tenha colaborado com o bom desempenho, bem como a realização da semana do consumidor.
Apesar da data promocional, os descontos praticados ao longo do primeiro trimestre foram percentualmente menores na comparação interanual. Se vendidos pelos preços de capa, os R$ 588,1 milhões faturados somariam R$ 703,9 milhões, indicando desconto médio de 16,46%, ante 20,2% há um ano.
Dessa forma, o valor médio por exemplar passou de R$ 46,49 no primeiro trimestre do ano passado para R$ 48,45.
CategoriasNo primeiro trimestre, as vendas de livros infantis, juvenis ou educacionais representaram a maior parte do montante registrado entre janeiro e março, ou 35% do total. No mesmo intervalo de 2017, o peso da categoria foi um pouco menor (32,8%).
Por outro lado, a fatia relacionada aos exemplares de ficção retraiu de 18% do total para 15,7% neste ano.
Já no caso das categorias não ficção e não ficção especialista (que engloba títulos teóricos em áreas temáticas), a participação se manteve praticamente inalterada, com 19,7% e 29,5% do total, na ordem. Os títulos não ficção especialista possuem o maior preço médio entre as categorias, atingindo R$ 72 após alta interanual de 4,2%.
Entre os educacionais e infantis, um incremento de 10,5% no tíquete foi notado, para R$ 58,12. Na categoria ficção, o preço médio ficou estável em R$ 31,54, enquanto a não ficção teve queda de 2,43% no indicador, para R$ 36,57.
A SNEL também verificou a relevância dos 500 títulos mais vendidos dentro dos resultados do trimestre. Em termos de volume, o grupo representou 27,2% de todas as vendas, ante 25,3% há um ano. Se considerado o faturamento, a importância passou de 21,25% para 23,22% em um ano. Entre os títulos mais populares, a variação do preço médio foi de 7%, para R$ 41,70.
No todo, as vendas no primeiro trimestre deste ano foram mais diversas que em 2017, quando 187,3 mil títulos diferentes (ou ISBNs) foram comercializados. Neste ano, a quantia subiu para 201,4 mil.
O mercado livreiro movimentou R$ 1,706 bilhão em 2017 inteiro, em alta de 6,15% frente 2016; 42,3 milhões de exemplares (+ 4,55%) foram vendidos no período.
Fonte: DCI