Por Redação | A estratégia de venda por meio do Live Shopping, transmissões de compras interativas, registrou um volume bruto de mercadorias (GMV) no primeiro semestre deste ano três vezes maior em relação ao mesmo período de 2022, quando comparado com outros canais de vendas. Os dados foram levantados pela plataforma de comércio digital VTex, que destaca que o total de pedidos finalizados durante as transmissões ao vivo cresceu 40% entre os clientes atendidos pela empresa.
A quantidade de carrinhos de compras aumentou quase o dobro no mesmo período, indicando uma maior intenção de compra. O estudo da VTex também observou que as transmissões ao vivo estão mais frequentes, revelando que foram realizadas 364 delas no Brasil durante o primeiro semestre de 2023, com uma duração média de 71 minutos cada.
“As empresas perceberam que realizar live shopping apenas nas redes sociais limita sua capacidade de vendas. O público que acompanha as transmissões nos sites oficiais das marcas tende a comprar mais”, afirma Rafaela Rezende, general manager da VTex no Brasil.
Na China, principal referência nessa prática, houve um crescimento de sessões de live shopping de 210% entre 2019 e 2020. Em 2021, as transmissões online movimentaram cerca de US$ 157 bilhões no mercado chinês.
Outros fatores que podem ter contribuído para esse crescimento incluem o aumento do uso de smartphones, a melhoria da conectividade à internet, a popularidade das redes sociais e o desejo dos consumidores por experiências interativas e divertidas de compras.
As transmissões ao vivo apresentam diversas vantagens aos lojistas, proporcionando uma maior interação com os clientes e respostas em tempo real, tornando a modalidade mais personalizada e eficaz. Embora as marcas de moda, beleza e cosméticos fossem as principais usuárias dessa estratégia, atualmente, segmentos como casa & construção, alimentos & bebidas, tecnologia, turismo, eletrodomésticos, saúde e esportes também já adotam a modalidade.
Fonte: Mercado e Consumo