O varejo busca, cada vez mais, oferecer aos consumidores facilidades em sua jornada de compra, com foco em mantê-lo conectado à marca e, consequentemente, potencializar as vendas
Por Laura Martins
Pensando nisso, a Pernambucanas criou o projeto “Live Commerce Pernambucanas”, vencedor do prêmio Executivo de TI do Ano, na categoria “Vantagem Competitiva – Faturamento até R$ 5 bilhões”.
“Três importantes pontos deveriam ser atendidos para que esta iniciativa desse certo: simplicidade da operação, viabilidade financeira e uma experiência que garantisse alta taxa de conversão de venda aos nossos clientes. Não encontramos nenhuma opção que agregasse estas três características no mercado e decidimos então construí-la. E o sucesso vem daí. Qualquer colaborador de loja é capaz de operar a plataforma, produzir suas Lives, com um smartphone intermediário. Os custos da plataforma são baixos, o que permitiu a utilização por todas as 467 lojas do grupo. Além disto, a experiência para o cliente é incrível”, comenta Fabiano de Jesus Rustice, CIO da Pernambucanas.
A iniciativa anda ao lado do atendimento próximo e humanizado e fortalece a estratégia figital da companhia, que integra o melhor dos universos físico e digital, possibilitando ao cliente uma experiência de compra dinâmica e personalizada.
Em parceria com a Cliqx, o canal de vendas em modelo descentralizado possibilita às lojas a autonomia para definirem dia e horário da ação, além dos produtos que desejam vender, sempre alinhados às sus necessidades, considerando as particularidades de cada região e de público.
“A inovação vem, invariavelmente, da interação com as pessoas e os resultados da capacidade de execução das ideias. [O maior desafio foi] desenhar e construir uma solução que trouxesse o equilíbrio das três características fundamentais para atingir o resultado esperado. Simplicidade na operação, custo viável para escalar para todas as lojas da companhia, inclusive para oferecermos também à nossa rede de revendedores e, por fim, a melhor experiência de compra para o cliente”, diz Fabiano.
Com a nova tecnologia, o gerente ou mesmo o colaborador apresenta a live, que é divulgada por meio de um link na rede social específica da loja ou mesmo por e-mail ou whatsapp. A plataforma é totalmente integrada com o estoque da unidade e o cliente pode escolher retirar o produto em qualquer loja em até 2h.
“Esse é o segundo prêmio de abrangência nacional que recebo nestes meus pouco mais de dois anos como CIO da Pernambucanas. O mais importante até hoje na minha carreira. Para mim é motivo de orgulho fazer parte e poder representar esta empresa centenária com uma incrível capacidade de inovar e transformar a vida dos nossos colaboradores e clientes. Não posso aqui deixar de agradecer e parabenizar todos os times que trabalharam neste projeto fantástico. Marketing, Laboratório Digital, Tecnologia, Operações e nosso parceiro na criação e construção desta plataforma, a Cliqx”, comemora o executivo.
Fonte: IT Forum