Uma das principais tendências no setor de home centers é a integração entre os canais físicos e digitais, como classifica Paulo José, diretor de comunicação da Leroy Merlin, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. “Nós temos acompanhado que o consumidor brasileiro está buscando cada vez mais o E-commerce. Esse canal encontra algumas dificuldades, pela questão de visualização e de textura dos produtos. E o mais importante é que, na contramão disso tudo, vemos clientes cada vez mais dentro das lojas”, comenta. Para ele, isso mostra que a loja da Leroy Merlin trabalha bem não só na venda de produtos, mas também na experiência de compra, algo que o consumidor busca, cada vez mais.
Canais Não Competem
O fato das vendas na Leroy Merlin através do e-commerce ter crescido mais de dois dígitos, nos primeiros meses de 2017 frente ao ano anterior, atesta para uma atenção maior que os home centers devem ter ao canal. Mas entre os cuidados que qualquer varejista omnichannel precisa tomar é para que seus canais se complementem e não compitam entre si. “Nossa equipe entende que hoje o cliente inicia sua jornada de compra no site e termina na loja ou vice versa, vai depender da necessidade desse consumidor. Inclusive, nossas lojas utilizam diariamente o site da Leroy Merlin para consultar preços e produtos na frente do consumidor”, explica Paulo. Além disso, o diretor conta que o e-commerce pode servir também para testar a adesão ou o interesse dos clientes por novos produtos ou categorias antes de levá-los com mais força às lojas físicas.
Experiência de Compra é Primordial
Além de oferecer soluções como: “comprar na loja e receber em casa” ou “pesquisar no digital e retirar na loja”, a Leroy Merlin tem apostado, também, em aumentar o leque de serviços oferecidos dentro da loja física, reforçando sua preocupação em garantir experiência de compra para o consumidor. “Estamos sempre atentos a isso. Buscamos cada vez mais oferecer lojas que ofereçam, não só informações e bom atendimento, mas que o cliente possa experimentar e usufruir os produtos e ter uma gama de serviços que possa resolver seus problemas e dúvidas”, diz Paulo. Cursos, personalização de quadros, com corte de madeiras feitos na hora e identificação de melhor tinta de acordo com a iluminação que o cliente tem em sua casa, além de teste de produtos, são alguns dos exemplos das experiências oferecidas pela Leroy Merlin em suas lojas.
Fonte: GiroNews