A Leroy Merlin, rede varejista que atua nas áreas de material construção e acabamento, jardim, decoração e bricolagem, nem abriu as portas no RN e já bate recordes: a filial potiguar da multinacional francesa recebeu nada menos que 45 mil currículos de pessoas interessadas em preencher as 220 vagas de trabalho oferecidas. Instalada às margens da BR-101, entre Natal e Parnamirim, na altura do bairro de Nova Parnamirim, a loja é a terceira do Nordeste. A inauguração está marcada para o próximo dia 30 de setembro, confirmou ontem o diretor da unidade potiguar da gigante varejista, Jolair de Souza. Segundo ele, a empresa estuda o mercado local desde 2011 para justificar o investimento.
Apesar da quantidade “impressionante” de currículos, a empresa ainda não fechou seu quadro de funcionários na totalidade. “A seleção está em andamento, e até o próximo dia 15 de setembro teremos tudo definido”, disse Souza,lembrando que o número de interessados foi bem maior que o visto em Maceió (AL), que recebeu cerca de 30 currículos. A filial em Alagoas foi inaugurada em maio deste ano, e a loja em Fortaleza abriu em 2015. Os planos de expansão da rede miram em cidades como Salvador (já em fase de instalação), Recife e João Pessoa.
“A Leroy Merlin encara o Brasil como um ‘filme’ (em movimento) e não como uma ‘fotografia’ (estática), razão pela qual o plano de expansão segue sem atropelos mesmo em tempos de crise. Por isso, procuramos nos adaptar bastante à realidade do lugar onde estamos chegando”, disse Jolair, que já está morando em Natal para acompanhar de perto a performance da loja número 39 da Leroy Merlin no Brasil. O objetivo da rede, presente em 12 países, é alcançar 100 lojas até 2025.
“O Brasil sempre passou por altos e baixos, e a empresa enxerga o cenário como um todo e não um momento específico. Nossa expectativa é muito positiva, não vamos deixar de investir por conta de uma crise que é muito mais política do que econômica. Logo mais o País vai estar em uma situação melhor e enquanto isso caminhamos em um ritmo forte de expansão. O retorno considera cinco, dez, 20 anos para frente”.
Jolair de Souza afirmou que visitou “várias vezes” todas as lojas das grandes redes locais para conhecer “empresas estabelecidas há bastante tempo no mercado local”: “Respeitamos muito a concorrência. Nosso objetivo é fazer parte do mercado, ser mais uma opção, e conquistar o cliente com variedade (o catálogo possui cerca de 60 mil itens), bom atendimento e preços competitivos”, pontuou.
Para o diretor a chegada da Leroy Merlin é saudável e fortalece o mercado. “Os empresários locais ficam mais atentos aos detalhes. Costumo dizer que o cliente quer atender a própria necessidade, comprar e sair da loja com a sensação de que fez um bom negócio; a decisão do lugar onde ele compra depende de um conjunto de detalhes como atendimento, diversidade de produtos, qualidade e preço. E é preciso ter a concorrência para o cliente ter essa noção”.
A Leroy Merlin Brasil está há 18 anos no País e já é a maior rede do ramo em termos de faturamento. “Nunca foi o objetivo da empresa ser a maior, e sim a primeira opção na cabeça do cliente. O resultado é consequência desse conceito”.
O diretor da filial potiguar adiantou que no período de inauguração trará promoções e “preços especiais em alguns produtos que negociamos direto com os fornecedores”. Jolair de Souza ressaltou que a loja de Natal já fechou com fornecedores locais de madeira, e negocia com fornecedores de vidro, acessórios para banheiro em metal, cimento e argamassa.