Gigante do varejo de materiais de construção e artigos para o lar, a Leroy Merlin conhece bem o sobe e desce dos ciclos econômicos. A multinacional francesa sabe também que não dá para ficar parado e “esperar as coisas melhorarem” para voltar a investir e apostar na melhora da demanda. Se houver demora para abrir uma loja, até que toda a capacidade instalada esteja pronta, existe o risco de se perder o início de um movimento de alta nos negócios, além de se facilitar a vida da concorrência.
Sendo assim, Leroy está investindo mais de R$ 100 milhões em uma loja de nove mil metros quadrados em Nova Parnamirim, terceira unidade a entrar em operação na região Nordeste, com data para inaugurar no dia 30 de setembro. A disputa de vaga na loja ganhou ares de concurso público, tamanha a procura por emprego.
Visando preencher inicialmente 220 vagas de trabalho, a diretoria recebeu 45 mil currículos. Bem mais do que os 30 mil previstos inicialmente, mesmo número de CV’s deixados na loja de Alagoas.
A Leroy Merlin é uma empresa familiar de capital fechado e está presente em 12 países. Opera no Brasil há 18 anos e está no topo nacional do setor em termos de faturamento. As principais operações são na França, Espanha, Russia, Brasil e Itália. Internamente, a marca até hoje estava mais concentrada no eixo Sul/Sudeste.
O diretor de loja, Jolair de Souza, ficou impressionado com a demanda por vagas. “É realmente impressionante. Sinal que já chegamos cumprindo uma função social importante”, comenta. Souza comandou a instalação e a operação da unidade potiguares depois de ter atuado em algumas lojas em São Paulo (SP) e em Curitiba (PR). Em janeiro de 2017, ele completa 19 anos de trabalho na empresa.
“Procuramos visualizar o painel geral de nossa economia, que sempre passou por altos e baixos. Não é uma crise que vai fazer a gente brecar os investimentos. Esse momento ruim é muito mais causado pela política do que pela economia”, fala Souza. De acordo com ele, a Leroy Merlin busca atender todas as soluções para o lar e tem como slogan é “a casa da sua casa”, contando com todo o material básico de construção como areia, pedra, tijolo e cimento; material elétrico e hidráulico. Além de produtos para acabamento como cerâmica, tintas, papel de parede, quadros, persianas e luminárias. Há ainda algumas soluções de móveis como cozinhas planejadas e closet, uma linha de estantes, móveis para jardim – segmento que ocupa um grande espaço dentro da loja. A Leroy Merlin não trabalha com sofás, mesas de jantar, estofados e poltronas.
A decisão de abrir uma loja no Rio Grande do Norte faz parte de um plano maior de expansão por toda a Região Nordeste. “O projeto da empresa é ter lojas em outras praças do Nordeste, e a opção de vir para Natal tem muito a ver com a realidade do mercado local, as oportunidades na compra do terreno, o potencial de viabilidade em cada cidade e a questão logística”, fala.
Ainda falando sobre a realidade local, o diretor diz respeitar as características de cada região, buscando se adaptar e entender muito o cliente. Os estudos para aportar em Natal foram iniciados em 2011. “Em Natal temos um mercado com muitas casas e sobrados, perfil de construção que permite se mexer na estrutura muito mais que em um apartamento”, detalha ele.
Naturalmente, a concorrência ficará mais acirrada com a chega da multinacional e vai sentir a necessidade de evoluir.
Para Jolair, todos os produtos surgem como uma “concorrência”. Ou seja, o mesmo bolso (do cliente) vai pagar a reforma da casa, a compra de uma televisão, um celular ou um carro novo. A concorrência tem o poder de deixar os empresários mais atentos aos detalhes. O cliente quer comprar e sair da loja satisfeito com o negócio feito.
Nova loja da Leroy Merlin, em Nova Parnamirim, tem nove mil metros quadrados
Souza visitou todos os seus concorrentes na Grande Natal. Conheceu o Armazém Pará, Lampadinha, Comjol, Saci, Vale do Pará e Agaé. Diz que o seu objetivo é fazer parte do mercado, ser mais uma opção e conquistar o cliente com nossa variedade de produtos, bom atendimento e preços competitivos. E, para isso, o diretor da filial potiguar adiantou que no período de inauguração trará promoções e “preços especiais em alguns produtos que negociamos direto com os fornecedores”. Jolair de Souza ressaltou que a loja já fechou com fornecedores de madeira aqui do RN, e negocia com fornecedores de vidro, acessórios para banheiro em metal, cimento e argamassa.
Loja vai oferecer 60 mil produtos aos consumidores
A loja trabalha com um universo de 60 mil produtos, sendo 50 mil da pronta entrega (que tem estoque na loja). A maior parte do catálogo é similar em todas as lojas, mas há diferenças em algumas seções para atender a demanda local. “Não adianta, por exemplo, termos uma grande área destinada ao segmento de jardim em uma vizinhança muito urbanizada”, explica. Algumas coisas foram adaptadas. O Nordeste tem a particularidade de contar com uma grande variedade de fornecedores e fabricantes de cerâmica. “Proporcionalmente temos um número bem maior de fornecedores locais se comparados com outras lojas”, assegura Jolair de Souza.
Dentro do contexto nacional, o diretor diz ser cedo para estimar a participação da loja natalense em comparação com os demais estados. Mas a expectativa é de ficar acima do faturamento de Maceió e abaixo do de Fortaleza, uma cidade muito maior, com economia forte e mais que o triplo da população para justificar esse resultado.
Fortaleza foi a primeira loja a ter unidades da Leroy Merlin na Região Nordeste, ainda em 2015. Em maio passado começaram a operar em Maceió e, no fim deste mês inauguram a filial aqui em Natal. Este ano serão essas três, mas para 2017 já temos planejado abertura em Salvador. Por enquanto não pensam em expandir aqui no RN, estando focados em outras capitais como Recife e João Pessoa. Na medida que formos vendo o desempenho das lojas, estudamos as possibilidades.
No Nordeste, a única praça onde a empresa terá duas lojas é Fortaleza Mas aqui em Natal há algumas particularidades que ensejam o crescimento, como o contato com fornecedores locais. Em todo o Brasil, a Leroy Merlin fechará o ano com 40 lojas e a previsão de faturamento varia muito em função do tamanho da cidade, da população.
R$ 4,5 milhões em melhorias para os acessos
O Ministério Público estadual chegou a questionar, mediante denúncia, as intervenções urbanas realizadas pela empresa, mas a Leroy Merlin apresentou todos os estudos de viabilidade do trânsito.
Os questionamentos foram respondidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Prefeitura de Parnamirim. O investimento feito pela empresa em melhoria do trânsito no local foi de R$ 4,5 milhões. “Foi feito um estudo aprofundado sobre o tráfego naquele trecho por uma empresa de Campinas (SP) especialista em trânsito, realizamos uma audiência pública com moradores da região de Nova Parnamirim para apresentar o estudo e explicar as intervenções viárias”, esclarece ele.
A empresa tem a meta de chegar a 100 lojas até 2025 em todas as regiões. Embora estivesse nos planos de vir para o Nordeste há um bom tempo, problemas de logística, distância dos centros distribuidores e precariedade das estradas. Porém, uma vez instalados, Souza acredita que em breve vá surfar uma nova onda de expansão da Região.