Já combalida há algum tempo, tendo trocado de dono duas vezes nos últimos anos e tendo ingressado com um pedido de recuperação judicial no início de março, é sabido por todos que as Lojas Leader passam por dificuldades. As dívidas da empresa fundada em Miracema, no estado do Rio, ultrapassam 1 bilhão de reais.
A empresa, que não trabalhava com vendas on-line até outro dia, certamente vem sofrendo com o coronavírus muito mais que seus concorrentes. Mas a Leader não está morta e criou o Leader Zap, um sistema de venda de mercadorias via WhatsApp. Se ninguém entende porque a empresa não tem sistema de e-commerce, pelo menos comprar via WhatsApp no velho magazine parece ser bem descomplicado.
O sisteminha não tem valor mínimo de pedido, não cobra taxa de entrega, e promete o ‘delivery’ do produto desejado em impressionantes 48 horas. Cada região da cidade tem um número de WhatsApp para fazer contacto, assim como outros municípios do Grande Rio. Através de um link, o cliente tem acesso aos catálogos de produtos, realiza a escolha, e entre em contacto pelo WhatsApp. O procedimento é simples e o pagamento é no ato da entrega do produto.
Não temos dados de como tem sido o desempenho das vendas. O que sabemos é que a Leader segue devendo os aluguéis aos proprietários de suas lojas, que já não recebem há dois meses, e está pra completar o terceiro. O DIÁRIO apurou que só de débitos referentes à principal loja da Leader, na rua Uruguaiana esquina de rua do Ouvidor (onde antigamente ficava a famosa loja Sloper), são quase 1,5 milhão de reais. Agora imagine os débitos de todas as lojas somados?
O DIÁRIO tem recebido diversos emails com reclamações de consumidores da Leader que não estariam conseguindo quitar seus débitos com a loja durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus, mas verificamos que o site da empresa tem uma seção especial para este fim.
Fonte: Diário do Rio