Rede de ensino prepara novos franqueados para receber aumento de alunos que migraram da escola particular para pública no último ano
O método de ensino Kumon é a maior rede de franquias de educação no Brasil segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e ocupa o oitavo lugar no ranking geral. Para continuar o bom desempenho, o método criou em outubro do ano passado o departamento de expansão que tem como objetivo recrutar o maior número de candidatos para abertura de unidades. Esta nova estrutura permite oferecer mais suporte não só no recrutamento, mas principalmente no treinamento, para que as novas franquias tenham qualidade e consigam crescer desde o primeiro ano de funcionamento.
O setor de franchising deve crescer por volta de 8,3%, segundo a ABF, apesar da atual crise econômica brasileira. Veronica Adriana Maldonado Islas, gerente do departamento Planejamento e Suporte do Kumon, acredita que um dos motivos deste crescimento dentro do método japonês acontecerá por causa da própria instabilidade política e econômica. Com o aumento do índice de desemprego e estagnação em vários setores da economia, muitos pais de família são obrigados a tirar seus filhos das escolas particulares e optar pela escola pública em conjunto de cursos complementares como o Kumon. “Haverá maior número de interessados e por isso estamos reforçando a atividade de recrutamento de novos franqueados, assim como aprimorando o suporte desde o momento da pré-abertura até os primeiros 24 meses de funcionamento da franquia.” complementa Veronica.
De acordo com a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), a rede privada perdeu 12% dos mais de 9 milhões de alunos que tinha em 2014. Como complemento, o levantamento da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo relatou que, apenas em 2015, as redes estadual e municipal receberam 200 mil alunos que migraram das escolas particulares.
Para conquistar novos franqueados, a rede de franquias estruturou equipes regionais que atuam em campo oferecendo suporte in-loco pelo Brasil todo e já colhe resultados. Entre fevereiro de 2015 até o mesmo período de 2016 houve um aumento de 41% no número de interessados em abrir uma franquia Kumon. Entre janeiro e abril de 2016 triplicou o número de treinamentos na matriz da rede, considerada a última etapa do processo de seleção.
Com mais investimentos também em marketing, o Kumon tem como expectativa manter o número de alunos de 2015, com possível crescimento de 4% no último trimestre do ano. A previsão é que serão abertas novas 50 unidades no país. “Considerando que muitas empresas estão prevendo fechar com números negativos, o fato de conseguir manter o mesmo número de alunos de 2015 será um bom resultado. Confiamos que a franquia do Kumon é uma excelente opção de negócio” analisa Veronica.