Estudo “Os Novos Consumidores Brasileiros”, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a AGP Pesquisas, fez uma radiografia dos principais hábitos de consumo dos jovens entre 16 e 22 anos. Ele revelou que 75% dos jovens fazem compras pela internet, a maioria concentrada em lojas virtuais com marca própria (Submarino, Americanas.com etc) e sites de revenda (OLX e Mercado Livre).
Também é perceptível um crescimento das compras por meio de redes sociais, onde os usuários são impactados por divulgação das grandes marcas e já realizam as compras por impulso, na hora, eliminando alguns pontos de atrito do varejo que incomodam esta geração mais impaciente.
Já 69% dos jovens entrevistados moram com os pais e 57% não possuem atividade remunerada, o que influencia o baixo consumo dessa faixa etária. Mesmo assim, a maioria das compras é feita online, em lojas virtuais ou sites de revenda.
As redes sociais são as principais fontes de informação e conteúdo deste público: mais de 90% dos entrevistados possuem Facebook e WhatsApp, e os utilizam como fonte de informação e notícias, mesmo patamar observado para a televisão como fonte de informação. Tem também o lado ruim desta dependência do celular – 70% dos entrevistados acessam o celular toda vez que são notificados e 90% acessa pelo menos uma vez por hora.
Metodologia
O estudo entrevistou 623 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra e opiniões dos novos consumidores, jovens entre 16 e 22 anos.
Fonte: E-Commerce Brasil