O fim de ano está logo aí. E quando se trata de compras, essa máxima ganha ainda mais força, mesmo que estejamos no mês de setembro. Afinal, a palavra de ordem para o mercado consumidor é antecipação. Será que o varejo eletrônico já está preparado para esse cenário?
O estudo Criteo Shopper Story 2017, da Criteo (NASDAQ: CRTO), líder em marketing para e-commerce, revelou que as pessoas começam a pesquisar os presentes mais caros (como televisores e videogames) em outubro e as conversões iniciam em novembro.
A data mais importante nessa antecipação é a Black Friday. Importada dos Estados Unidos, vem ganhando cada vez mais representatividade no Brasil. De 2012 para 2016, as vendas aumentaram quase cinco vezes, atingindo um crescimento de 465%.
“Tudo o que sempre foi verdade absoluta sobre sazonalidade do varejo está começando a mudar, pois agora os consumidores compram quando bem entendem. As marcas e as lojas precisam estar lá com seus produtos durante toda a sinuosa jornada de compra, que para muitas pessoas começa em outubro”, comenta Alessander Firmino, diretor da Criteo para América Latina e Brasil.
Os dados do estudo também reforçam o uso cada vez maior dos dispositivos móveis nas transações pela Internet. No 4º trimestre de 2016, 24% de todas as compras online do País foram concluídas no ambiente mobile. “Os varejistas precisam traçar estratégias que foquem no consumidor e não apenas no canal ou dispositivo. Em média, a jornada de compra é 1,5 vez mais longa do que o visto em análises que consideram apenas um device”, alerta Firmino.
Entre as descobertas do estudo, estão as seguintes:
– As pessoas usam a internet para pesquisar produtos que compram na loja física (webrooming). Por outro lado, muitos clientes na loja física fecham a compra online (showrooming). De acordo com a pesquisa, 80% dos consumidores omnichannel agem das duas formas.
– O e-commerce brasileiro está mais competitivo graças à expertise cada vez maior dos grandes anunciantes e ao aumento da concorrência online. Com mais escolhas, os consumidores fazem compras em vários sites, comparando disponibilidade, opções de frete e informações do produto, além dos preços. O cross-shopping é especialmente comum na categoria “Eletroeletrônicos”, na qual 47% dizem visitar regularmente vários sites para fazer comparações.
Por fim, a pesquisa revelou ainda que antes da conversão, as pessoas costumam manter o carrinho de compras online cheio. Essa prática é mais forte na categoria “Roupas”. Nesse caso específico, um terço dos consumidores inclui itens no carrinho, mas não conclui o pedido na hora.
Agora é contagem regressiva para a jornada de compra pelos presentes de fim de ano se iniciar. O varejo online que esteja preparado.
Fonte: E-Commerce News