Ao realizar uma “transformação digital” as empresas podem aumentar em até 92% o seu faturamento. É o que diz o estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com Oasis Lab Innovation Space. Para as empresas do varejo, os investimentos em ferramentas utilizadas para a contribuição na transformação digital nas lojas físicas traduzem em redução dos custos gerais da empresa e também em diferencial competitivo, diz o levantamento.
Esses investimentos em T.D., segundo os varejistas entrevistados, resumem-se em média 0,39% sobre o faturamento bruto. Em relação às principais ferramentas de T.D. utilizadas no atendimento ao consumidor estão parcerias com startups. O aumento dessas parcerias passou de 20% (2019) para 39% (2020).
Relação de Trabalho
Ainda de acordo com a análise feita pela SBVC, 88% dos varejistas acreditam que líderes são co-criadores e trabalham em parceria com seus funcionários. Outro tema é o trabalho remoto, ou “home office”, que, em relação ao ano passado, houve crescimento significativo, passando de 23% para 62% das empresas que fazem seu uso.
Metodologia
Para a avaliação, as empresas ouvidas foram divididas por faturamento: 39% delas tinham faturamento até 500 milhões; 12% com faturamento entre 500 milhões e 1 bilhão de reais e 50% com faturamento acima de 1 bilhão de reais. E representam os maiores players do mercado, de 10 diferentes segmentos do varejo, como moda, calçados e artigos esportivos, super, hiper, cash & carry e conveniência, lojas de departamento, artigos do lar e mercadorias em geral, drogarias e perfumarias, foodservice, livrarias e papelarias, eletromóveis, material de construção, óticas, jóias, bolsas e acessórios e outros segmentos.
Fonte: GiroNews