Desenvolvido e implementado pela Seal Telecom, o sistema de radiofrequência dispensa cabeamento. No Internacional Shopping, o processo de modernização nos medidores de energia dos lojistas começou. Isso porque, este ano, a diretoria do local iniciou a instalação de um sistema de medição de consumo por radiofrequência, desenvolvido e implementado pela Seal Telecom.
“Há tempos o modelo tradicional de medidores de consumo elétrico, cabeado, deixou de ser a melhor opção. O novo sistema vem para modernizar a medição dos lojistas, tornando um modelo mais tecnológico e benéfico a todos”, afirma Victor Clemente dos Santos, do Internacional Shopping.
De imediato, levantou-se a possibilidade de adaptar os medidores para novos modelos, mas com a mesma tecnologia “cabeada”. Porém, na relação custo-benefício, viu-se que era mais vantajoso investir em um sistema que permitisse a medição de energia em IoT (Internet das Coisas). “Uma pesquisa do Gartner revelou que, até 2023, IoT será uma peça muito importante no processo de inovação dos negócios. Aqui na Seal Telecom, nós acreditamos muito nisso. Por este motivo, sempre que visualizamos que há sentido na ação, incentivamos nossos clientes a ingressarem nessa nova Era”, ressalta Fatima Silano, da Seal Telecom.
Com a tecnologia de medição de energia em IoT, é possível que o estabelecimento acompanhe o consumo praticamente em tempo real, tendo em vista que, a cada 15 minutos, um sinal de consumo é enviado para uma antena e distribuído para uma plataforma em nuvem de fácil acesso do cliente. No total, o Internacional Shopping conta com 390 lojas e cerca de 40% delas terão o sistema de medição em IoT até o final deste ano. A expectativa é que o benefício se estenda para todas as operações até o final de 2020.
Fonte: Segs