A tecnologia para e-commerce no Brasil evoluiu bastante nos últimos anos. “Hoje temos um ecossistema de soluções de tamanho considerável”, afirma Roberto Thiele – CTO & Co-Founder da Amaro. Ele diz que a abrangência e diversidade de soluções disponíveis confirmam que o e-commerce brasileiro amadureceu.
E muitas dessas soluções feitas no Brasil possuem qualidade e podem competir com soluções estrangeiras, segundo Thiele, que vai participar do Fórum E-Commerce Brasil 2019. O CTO vai palestrar sobre o uso de Machine Learning (ML) no e-commerce. Ele acredita que há indícios, inclusive, de um movimento para internacionalizar tais soluções.
Diz que essa seria uma oportunidade de criar mais valor para o mercado interno através da exportação. Além disso, para ele, o uso de Machine Learning está cada vez mais presente em todos os setores: “A Inteligência Artificial está tornando-se tão essencial que pode ser chamada de ‘nova eletricidade’”, afirma Thiele. Ele prevê que as empresas que não possuírem uma sólida estratégia para empregar tais tecnologias ficarão para trás e obsoletas.
No e-commerce, o Machine Learning está sendo utilizado principalmente com dois objetivos:
- Otimização da experiência do cliente com consequente aumento de vendas (em soluções de personalização e recomendação, compras por comandos de voz, chatbots, busca por imagem, pagamento por biometria, entre muitas outras)
- Otimização da eficiência operacional (através de soluções de propaganda online que maximizam CTR, detecção de potenciais transações fraudulentas, previsão de demanda para tomada de decisão de compras e manufatura, preenchimento automático de dados de um produto através do reconhecimento de imagens, etc).
Existem duas principais soluções que chamam atenção no aprendizado de máquina. Uma delas são as soluções SaaS (Software as a Service) que, no contexto de Inteligência Artificial, são soluções completas que atendem alguma necessidade específica, e que empregam Machine Learning internamente para facilitar a vida do cliente, explica o CTO.
Já as soluções PaaS (Platform as a Service), para o setor de e-commerce, fornecem uma plataforma que facilita a construção de uma aplicação de Machine Learning para algum propósito específico.
Roberto Thiele, acredita que o e-commerce pode melhorar ainda mais no país através do empreendedorismo e da desburocratização estatal: “O Brasil é um país de empreendedores, com muitas empresas de pequeno e médio portes gerando valor e emprego. Torço para que ainda mais empresas sejam criadas no e-commerce, para estimular a concorrência e oferecer mais opções para o cliente final”.
Fonte: E-Commerce Brasil