Nós temos as nossas jabuticabas e elas, muitas vezes, nos fortalecem e nos diferenciam. A indústria de tecnologia de meios de pagamento é um exemplo claro disso. Somos um país estratégico, pois temos um parque de aceitação gigantesco e um povo sedento por experimentar novas tecnologias.
Nossa consultoria, a Visa Perfomance Solutions, realizou um estudo, no ano passado, que aponta o Brasil como um mercado desenvolvido para a indústria de meios de pagamento. Contribuiu para essa classificação o nível de penetração de compras com cartão no consumo privado e o número de estabelecimentos comerciais que aceitam cartões por habitante. Com R$ 34 pagos em cartão para cada R$ 100 transacionados e mais de 20 estabelecimentos comerciais credenciados para cada mil habitantes, estamos em linha com países como Inglaterra, Estados Unidos e França.
É por isso que somos palco de tantas inovações dentro da Visa, da América Latina, e, até mesmo, do mundo. Esse mês, por exemplo, lançamos, em parceria com o Banco Neon, a primeira solução de autenticação de transações realizada por selfie da Visa. Com a tecnologia, os clientes do banco podem confirmar suas compras online realizadas com um cartão Visa com uma simples foto e agora diversos países já estão de olho na novidade.
Listei outros momentos em que ganhamos destaque ao inovar na forma de pagar:
Tecnologia contactless – desde 2008, o Brasil possui parque de aceitação desta tecnologia e hoje somos um dos maiores do mundo. Mais de 70% das maquininhas, os famosos POS, já aceitam pagamentos sem contato. Em 2016, o brasileiro testemunhou com pioneirismo a chegada de wearables, como anéis, pulseiras e relógios que fazem transações financeiras.
Os chatbots – fomos destaque duas vezes: com a solução criada em parceria com o ShopFacil.com e com o robô criado para nosso programa de educação financeira, o Finanças Práticas. Com o ShopFacil.com, participamos do desenvolvimento da solução para melhorar a experiência do usuário, possibilitando a escolha e a compra do produto sem sair do bate papo do Facebook. Já no Finanças Práticas, o formato é o mesmo, só que agora, o usuário pode resolver grande parte de suas dúvidas sobre finanças pessoais na rede social.
O consumo digital – não é só na parte de tecnologia que chamamos a atenção. O mesmo acontece com estratégia e análise de dados. O Score Digital, modelo estatístico desenvolvido pela Visa Perfomance Solutions que estudou os perfis de consumidores digitais, teve sua primeira análise divulgada no Brasil. Ele descobriu que quatro em cada dez brasileiros portadores de cartão são considerados consumidores digitais e mais de 58 mil compras digitais acontecem por hora no país. O Score Digital foi exportado e agora outros países passam a conhecer melhor o perfil dos consumidores nas plataformas onlines. Esses dados são de extremo valor. Nosso clientes em todo o mundo acompanham tendências e entendem quem é esse consumidor, seja para melhorar sua performance, criar produtos ou explorar os canais digitais com mais eficiência.
Segurança – Esse é um quesito que nos orgulha. Fomos um dos primeiros a colocar chip em todos os cartões, diminuindo consideravelmente as fraudes nas lojas físicas nos pagamentos com o cartão de crédito ou débito. Para se ter uma ideia, os EUA começaram essa transição há pouco mais de dois anos, enquanto que no Brasil terminamos a migração na década passada. Além disso, fomos os primeiros a implementar a tecnologia Visa Token Service (VTS), desenhada para permitir a realização de compras em qualquer dispositivo conectado – um celular, um tablet ou qualquer um da Internet das Coisas – sem expor detalhes que possam ser comprometidos por fraudadores.
O mais importante de tudo isso é que percebo que não paramos por aí e trabalhamos para sermos palco de muitas outras inovações. O Brasil tem um ecossistema de empreendedorismo bastante rico. Desde que começamos a trabalhar com as fintechs, por meios dos programas de aceleração com o Track e o Ahead Visa, testemunhamos o crescimento no número de startups brasileiras e muitas delas com projetos realmente inovadores. Esse trabalho de cocriação das grandes empresas com essa nova geração de empreendedores vai contribuir para que continuemos a ser uma das referências mundiais na indústria. Somos o país do futebol, do samba e, por que não, os protagonistas em tecnologias de pagamentos.
Fonte: Visa