Em busca de ampliar o leque de opções no varejo, o Grupo Uni.co – dono da operação das marcas Imaginarium, Ludi e MinD – adquiriu recentemente a operação da Puket, varejista que atua no comércio de pijamas, meias e acessórios. Visando uma expansão no número de franqueados multimarcas, a Puket deve receber 10 novas unidades este ano.
“A Puket é uma marca que nós sempre admiramos. Já havia um desejo de trabalhar com ela desde 2013, quando a Malwee adquiriu a participação. Em 2016, nós retomamos as conversas e acabamos concluindo esse processo de compra no final de novembro”, disse o CEO do Grupo Uni.co, Newton Ribeiro.
A negociação foi aceita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recentemente e passa por ajustes finais. As duas marcas, inclusive, já operavam juntas em um projeto de franquias para cidades menores chamado LoveBrands.
“Esse projeto se deu para crescer em cidades do interior. É um modelo exclusivo com produtos da Imaginarium, Puket e Balonè Acessórios. Hoje, estamos com 55 lojas”, diz, lembrando que a expectativa da empresa é ter fechado 2017 com faturamento de R$ 220 milhões.
Com cada vez mais marcas debaixo do ‘guarda-chuva’, o grupo viveu o dilema da mudança de nome recentemente. Antes conhecido como Imaginarium, assim como sua principal bandeira, agora atende por Grupo Uni.co. “Mais do que nunca, nós tínhamos que mudar o nome, e por isso começamos a trabalhar em um novo branding. Esse nome vem de uma plataforma de varejo que vai unir marcas muito fortes. Dentro do grupo, cada marca tem sua personalidade, seu estilo, e é vamos preservarmos isso.”
Outras bandeiras
Para avançar também com as outras bandeiras, o Grupo Uni.co pretende inaugurar 28 operações da Imaginarium e 6 novas lojas MinD, vertente voltada à casa & decoração, em 2018. No último ano, foram 38 lojas da bandeira principal e três unidades da MinD.
No primeiro ano de operação com a MinD, o Grupo Uni.co investiu cerca de R$ 3 milhões para o desenvolvimento da bandeira. Após abrir lojas com capital próprio, a MinD deve crescer agora com franqueados. “Em setembro, abrimos uma MinD no Barra Shopping, que tem a cara do projeto de franquia. Logo na sequência, abrimos uma loja no Shopping Frei Caneca, que vende 20% acima da Imaginarium do mesmo shopping”.
Com faturamento estimado em R$ 276 milhões em 2017, avanço de 18% em relação ao ano anterior, a Imaginarium mantém o posto de principal marca do grupo. Para atender melhor os consumidores, a empresa remodelou o formato das lojas. “O nosso modelo de negócios é o crescimento via franquias. Tivemos uma renovação no nosso projeto de lojas. Elas estão mais iluminadas agora. Isso foi importante para rejuvenescer a marca”, diz o diretor comercial da Imaginarium, Donato Ramos. Nas lojas da bandeira, cada cliente gasta em média R$ 115.
Além disso, a busca pela diversidade no sortimento levou a empresa a ampliar o número de produtos importados na Imaginarium. “Temos aumentado o número de importados no nosso mix , aproveitando mais da estrutura de supply chain do mercado chinês, e da Ásia como um todo”, diz Ribeiro. Para os próximos anos, o grupo admite que novas aquisições não estão descartadas.
Fonte: DCI