O cenário de recuperação econômica mais rápida deve possibilitar à Iguatemi Empresa de Shopping ao menos repetir, neste quarto trimestre, o crescimento de 5,9% nas vendas de mesmas lojas verificado no período imediatamente anterior. O indicador considera somente as unidades em funcionamento há pelo menos um ano.
“Temos sentido uma melhora ao longo deste ano, evidenciada pela recuperação da confiança do consumidor de média e alta renda, que é mais ágil. Todas as categorias nos shoppings registraram aumento nas vendas, por isso iniciamos este trimestre mais animados”, afirmou ao Valor, Cristina Anne Betts, diretora financeira e de relações com investidores da empresa.
Como este trimestre é tipicamente melhor, esperamos que a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) supere a faixa de 77% observada no fim de setembro deste ano. Para 2018, a executiva também mostra otimismo e vê oportunidade para manter o indicador ao redor dos 70% observados nos últimos três anos.
A expectativa de manter a disciplina de redução de custos e de uma receita mais favorável dá suporte para a projeção, caso o ambiente econômico continue a melhorar. “A resolução de todos os males da empresa é aumentar as vendas, principalmente dos ativos em maturação, que começaram a engatinhar quando a economia estava em declínio”, disse.
Um crescimento no consumo deverá favorecer a retirada gradual dos descontos concedidos aos lojistas, principalmente nos empreendimentos mais jovens. Cristina afirmou que ainda não há certeza do comportamento da economia no futuro, mas, se o cenário melhor se confirmar, isso vai refletir em uma oportunidade de começar a retirar os descontos.
A conclusão do I Fashion Outlet Santa Catarina, em 2018, deverá consumir a maior parte dos investimentos da companhia. Espera-se que os aportes superem os R$ 80 milhões previstos para este ano. “O outlet vai consumir pelo menos 80% dos investimentos em bens de capitais [do período]”, disse a diretora financeira. Em 2019, deverá ser aberto o I Fashion Outlet Nova Lima, em Minas Gerais.
Devido à perspectiva de menor alavancagem do Iguatemi, resultado da estratégia adotada ao longo deste ano, a empresa estará preparada para aproveitar oportunidades de adquirir participações minoritárias nos empreendimentos que possui, afirmou a executiva. “Estaremos mais confortáveis para uma decisão devido à queda na taxa de juros e a previsão de que a Selic continue em patamar baixo no ano que vem.”
Cristina afirmou que a compra de participação minoritária é mais fácil para a administradora de shoppings porque não adiciona nenhum custo e o retorno sobre o investimento é maior. Um das iniciativas recentes nesse sentido foi a compra de 11,2% no S hopping Pátio Higienópolis, em duas operações realizadas em 2015.
Fonte: Valor Econômico