O aplicativo iFood vai usar robôs autônomos para entrega de comida no Brasil. A tecnologia, que começa a ser testada em janeiro de 2020, está sendo desenvolvida em parceria com a empresa especializada em inteligência artificial Skynkar. Suas especificações incluem autonomia de até 12 horas de uso e capacidade de carregar produtos com até 30kg. O veículo elétrico se junta às outras opções de transporte usadas por entregadores: bicicleta, moto e, em breve, patinete.
Segundo Fernando Martins, gerente de Inovação e Logística do iFood, a marca é pioneira em testar equipamentos autônomos para entregas. O anúncio da novidade foi feito durante um evento para jornalistas, nesta terça-feira (29), em São Paulo.
No período inicial de testes, o aparelho não entrará em contato com usuários do aplicativo: o deslocamento ocorrerá dentro de algum shopping de São Paulo. O robôzinho recolhe o pedido no restaurante, localizado na praça de alimentação, e leva até o iFood Hub, que é uma estrutura física no estacionamento do shopping. Depois disso, o entregador retira a encomenda no local e segue com a entrega por moto ou bicicleta, por exemplo.
Caso seja concluído com sucesso, o projeto segue para a segunda fase de testes, em que o veículo fica responsável pela última etapa da entrega. O robô autônomo passa a receber o pedido pelo entregador e a transportar a comida até o consumidor dentro de grandes condomínios residenciais.
Além dos robôs autônomos, o iFood também anunciou uma nova patinete elétrica disponível para entregadores em alguns bairros de São Paulo. Desenvolvido em parceria com a Scoo, empresa de compartilhamento de patinetes, o veículo promete ter estrutura resistente, ser estável e oferecer maior autonomia de bateria. As novas patinetes contam com pneu maciço de 8 polegadas, freio à disco, lanterna de LED e capacidade máxima de transporte de 150kg.
Os entregadores podem usar o aparelho a partir desta semana nas regiões da Avenida Paulista e Itaim Bibi, em São Paulo. Serão 20 equipamentos disponibilizados nesta faseinicial e até 130 em operação até o final de novembro. A previsão é de que a tecnologia chegue a outros lugares em breve.
Outra novidade é que o app, disponível para Android e iPhone (iOS), ganha suporte às assistentes virtuais Google Assistente e Amazon Alexa nas próximas semanas. Dessa forma, usuários de dispositivos compatíveis poderão realizar ou acompanhar pedidos por meio de comandos de voz.
Fonte: Techtudo