O ClubeExtra.com.br, e-commerce alimentar da rede Extra, quintuplicou a quantidade de clientes com mais de 60 anos durante a pandemia. A demanda geral por compras online aumentou 82% em menos de três meses. Segundo a rede, muitos consumidores tiveram sua primeira experiência de compra online nos supermercados devido à procura por alimentos e itens de higiene e limpeza. Desde março, o Extra implementou entrega prioritária aos idosos e aumentou o número de lojas que oferecem delivery, de 33 para 140 unidades.
Centros de Distribuição
Para ampliar a capacidade operacional necessária ao aumento da demanda do e-commerce alimentar, o Extra contratou mais de 1 mil colaboradores temporários para apoiar as operações e ampliou as Centrais de Distribuição (CD) para este fim com a inauguração de duas novas unidades em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Além disso, planeja a abertura de mais uma nova unidade em Brasília (DF) no início de julho, totalizando cinco CDs dedicados à operação do e-commerce.
O Extra também otimizou a infraestrutura de estoque de lojas selecionadas em outros Estados – no total, a quantidade de unidades que passaram a disponibilizar as entregas saltou de 33 lojas para 140 unidades – uma alta de 324%. Essas ações se somam, também, à chamada e-Store, que tem como base de operação parte da área destinada ao estoque de lojas de hipermercados, otimizando uma infraestrutura já existente e operando com ferramentas de gerenciamento utilizadas também nos CDs, e às dark stores, estruturas instaladas que funcionam como “lojas fechadas para os clientes”, com o layout similar ao de uma unidade e que permite uma jornada mais rápida dos colaboradores que realizam a busca pelos produtos do pedido.
Fonte: GiroNews