Apontamento especial do ICV divulgado pela Virtual Gate registra efeito positivo no fluxo de lojas na primeira quinzena de maio.
Efeitos como o Dia das Mães e possivelmente um “efeito Temer”, estão registrando um efeito positivo no fluxo de lojas. O apontamento é do ICV (Índice de Consumidores no Varejo), divulgado pela Virtual Gate, empresa especializada na contagem e análise do fluxo de clientes em pontos-de-venda.
O estudo mostra que a curva de flutuação dos últimos 15 dias apresenta um crescimento no comparativo com 2015, com um registro positivo nas regiões Sudeste (0,2%) e Sul (6,0%). No comparativo entre janeiro e período, ainda é apresentado um quadro de redução de fluxo de 4,4%. Mesmo com as demais regiões apresentando um comparativo negativo, há uma visível melhora no cenário se comparado à flutuação dos últimos 30 dias.
De acordo com Samuel Macedo, gerente de indicadores da Virtual Gate, é cedo para o varejo comemorar: “Ainda não podemos falar em uma retomada otimista dos consumidores ao ponto-de-venda, mas é fato de que ao menos a curiosidade no ponto-de-venda está aumentando”, destaca.
Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso continuar atento. “O mercado está atento aos próximos passos da economia, mas não devemos deixar de pensar e articular de maneira estratégica para pegar carona em um provável panorama que poderá ser mais promissor”, avalia.
O ICV (Índice de Consumidores do Varejo) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante períodos específicos. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual.