Os primeiros 15 dias da Black Friday antecipada Hotel Urbano foram um grande sucesso. A empresa registrou alta de até 205% entre os destinos nacionais mais procurados no período em relação ao mês anterior. “Nascemos para inspirar viajantes, fomentar destinos e apoiar o desenvolvimento dos empreendedores do setor no País”, afirma João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hotel Urbano. “Não poderíamos estar mais satisfeitos com esses resultados preliminares”, afirma João.
Em 2015, o mercado brasileiro de hospedagem registrou queda de 6,9% na taxa de ocupação e de 7,2% na diária média, de acordo com o Fohb. Pela primeira vez desde 2006, a taxa média de ocupação caiu abaixo de 60%. Movimento este que ainda não perdeu força e acumula nova queda em 2016 em relação aos primeiros nove meses do ano passado. Não foi diferente com as empresas aéreas nacionais que entre janeiro e setembro deste ano transportou 66,215 milhões de passageiros, uma queda de 8,2%, segundo a Anac.
Foi dentro deste contexto que os fundadores do Hotel Urbano reassumiram as suas posições executivas na gestão do dia a dia da companhia no início de setembro e desenharam essa ação, uma das maiores da história do turismo online brasileiro, que transformou novembro em uma grande Black Friday. Historicamente, o Hotel Urbano foi justamente a primeira agência / operadora online a focar, de fato, na chamada “cauda longa” dos hotéis de turismo nacionais. Chegando e dando “voz” onde ninguém estava indo até então.
Uma recente pesquisa sobre intenção de viagem do brasileiro, realizada pela FGV e o Ministério do Turismo, revelou que o interesse por viajar do brasileiro está em alta. Atento a mudança de humor do viajante brasileiro, o Hotel Urbano previu uma alta de 105% na procura por viagens no mês de novembro dentro da sua plataforma em comparação com o mês de outubro deste ano. Pensando nisso, a agência online de viagens, antecipou a Black Friday e está oferecendo milhares de opções com descontos de até 40% durante o mês de novembro.
A busca por viagens dentro da plataforma Hotel Urbano até o momento, no entanto, superou as expectativas com crescimento médio de 115% e quase 80 destinos registrando uma alta superior a 135%. E com cerca de 3 mil quilômetros, o litoral nordestino, reconhecido mundialmente pela sua beleza e diversidade, promete atrair uma verdadeira legião de turistas nos próximos meses. As negociações realizadas especialmente para essa ação correspondem a um valor em vendas potenciais superior a 1 bilhão de reais.
Entre as cidades e regiões que mais se destacaram estão Ilhéus-BA, Litoral Norte-SP, Gramado-RS, Fortaleza-CE, Região do Lagos-RJ e Natal-RN. “O turismo interno é a bola da vez no nosso mercado”, afirma Antônio Gomes. Segundo o cofundador e diretor comercial do Hotel Urbano, o viajante que quiser aproveitar a Black Friday para programar sua próxima viagem seja para as festas de fim de ano, férias de janeiro, carnaval ou algum outro período especifico tem grandes chances de encontrar ótimas oportunidades.