A rede Hortifruti, que tem o conceito de um “sacolão de luxo”, comercializando frutas, verduras e legumes frescos, além de produtos de mercearia e delicatessen, processados e carnes, se deparou com a necessidade de garantir 100% de integridade e segurança de dados, além de total integração de processos e sistemas e uma governança impecável para apoiar sua estratégia de crescimento.
Considerada a maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do país, a Hortifruti transporta 16 mil toneladas por mês de frutas, legumes e verduras de seus quatro centros de distribuição, do campo às bancas, em até 24 horas, e atende 2,1 milhão de clientes. Com faturamento previsto de R$ 1,5 bilhão, a rede, a partir de sua primeira loja em Colatina, no Espírito Santo, expandiu suas atividades para todo o Estado, além de Rio de Janeiro e São Paulo, até chegar às atuais 33 unidades, operando uma frota própria com mais de 250 veículos e uma equipe de quase 6 mil empregados.
Para suportar toda essa estrutura, a Hortifruti optou pela solução SAP Merchandising for Retail. “Procurávamos um sistema capaz de acompanhar nossa estratégia de expansão e assegurar uma visão sistêmica do nosso negócio, eliminando retrabalhos, reprocessamentos de dados e aumentando a confiabilidade de nossos números”, diz Walquyria Majeveski, COO da Hortifruti.
A executiva conta que a escolha do SAP Merchandising for Retail, entre outras soluções da empresa para gestão e análise de dados e pessoas, foi feita após analisar várias soluções disponíveis no mercado. “A oportunidade de trazer a implementação do SAP trouxe muito mais confiança e credibilidade para os números gerados pela companhia, o que também fez toda a diferença na imagem que a Hortifruti tem diante de seus investidores.”
Segundo a gerente geral de RH da Hortifruti, Erica Travezani, a adoção da solução da SAP contou com o apoio e participação de todas as áreas de negócios. “A equipe da empresa diretamente envolvida no projeto era composta por 84 colaboradores e estabelecemos uma gestão de mudança, contribuindo para que o trabalho de implementação, conduzido pela Megawork, parceira da SAP, fosse complementado em apenas dez meses.”
A executiva define a decisão de trabalhar com a ferramenta de gestão da SAP como muito assertiva. “Hoje podemos tomar decisões muito mais rapidamente, o que nos permite manter todo o nosso diferencial de bom atendimento e competitividade. Esse foi um dos maiores benefícios alcançados”.
Para Walquyria, “a implementação da solução SAP Merchandising for Retail foi um divisor de águas. Nós nem lembramos mais como era a Hortifruti antes da SAP”, afirma. “Tivemos melhorias fundamentais em grandes processos, muito mais rapidez nos demais, integração completa de todas as áreas dentro do sistema e adquirimos grande nível de controle e confiança dos dados gerados pela organização”. Ela detalha ainda resultados de grande importância para a rede como o aumento nas vendas, devido à maior disponibilidade de produtos nas lojas; melhor controle de estoque com a redução de perdas do dia a dia da operação; distribuição organizada de produtos nas gôndolas e eficiência e inteligência nos processos de logística.
Além disso, a rede eliminou duplicidade de atividades e passou a emitir relatórios gerenciais com indicadores de desempenho (KPIs). “A SAP trouxe muito mais confiança e credibilidade aos números e informações gerados, o que produz uma imagem altamente positiva para nossos acionistas. A Hortifruti está evoluindo com a SAP”, sintetiza a executiva.
Fonte: Computerworld