A nova coleção da H&M tem um detalhe bem diferente das anteriores: foi concebida a partir do perfil de pesquisa dos clientes em seu site. Por meio dos cookies, informações sobre a trajetória de navegação dos usuários na internet, a rede de fast fashion sueca lançou uma linha limitada específica para suprir as tendências e preferências dos seus clientes. O processo foi feito a partir de dados coletados dos usuários de Berlim e os itens estarão disponíveis apenas em oito lojas da capital alemã.
A empresa analisou dados específicos para descobrir quais os tipos de tecidos, cores e estampas fariam mais sucesso entre o público.
Segundo a companhia, a partir desse novo método de criação, é possível testar a viabilidade de aplicar uma produção sob demanda. Para a H&M, esse modelo tem mais potencial para criar produtos alinhados com o perfil de acordo com a localização dos seus clientes. Isso ainda cortaria custos, evitando transporte desnecessário, estoque e produção em excesso — o que, segundo a empresa, não é só bom para a companhia, mas também para o meio ambiente.
“Com essa coleção, queremos ser verdadeiramente centrados no cliente e oferecer aos nossos consumidores de Berlim uma linha hiper local e hiper relevante”, destacou Heléne Riihonen, desenvolvedora do projeto no grupo H&M, em comunicado.
A H&M não é a primeira empresa de moda a usar big data no desenvolvimento produtos. Outro exemplo é a Nike, que anunciou a perspectiva de adaptar seus mix de produtos de acordo com os dados coletados em cada cidade.
Fonte: Época Negócios