Rede de supermercados de proximidade amplia aposta em lojas autônomas
Por Larissa Varjão
Em 2022, quando completa 50 anos de operação, a rede Hirota Supermercados pretende expandir o seu mais recente formato, de lojas autônomas. Hoje, são mais de 112 unidades, entre supermercados, modelo express e lojas autônomas – que são responsáveis por 8% do faturamento total. “Nosso plano é abrir, esse ano, mais 52 lojas autônomas, inclusive estudamos possibilidades de aumentar o número de lojas para 500 por ano, esse é o nosso objetivo principal. Queremos buscar uma forma de expandir rapidamente, pois acreditamos muito nesse modelo, que oferece uma boa rentabilidade”, afirma Hélio Freddi Filho, Diretor de Expansão e Comunicação do Hirota, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Todas as aberturas serão na capital paulista, Grande São Paulo e ABC.
Expansão em 2021
No ano passado, foram abertos dois supermercados em São Paulo, um em Santo Amaro e outro na Mooca, além de três lojas do modelo express e em torno de 64 unidades do formato Hirota em Casa. O plano incluiu, ainda, um alto investimento no digital. “Crescemos em torno de 12%. Em 2021, a gente já teve a reabertura de bares e restaurantes, de shoppings, que acabam competindo com os supermercados. Então foi um ano mais difícil que 2020, mas conseguimos um crescimento”, explica Hélio. Segundo o diretor, o modelo de supermercado continuará a ter em média dois novos pontos de venda por ano, enquanto o express está sendo reavaliado. “Esse modelo apresentou um alto prejuízo durante a pandemia. Com as pessoas saindo das ruas, ficando em home office, o formato acabou sendo sacrificado.”
Objetivos para 2022
A meta é fechar o ano com cerca de 170 lojas. Hélio garante que o investimento continuará muito forte no aplicativo e na plataforma de e-commerce própria. “Durante a pandemia, o online atingiu picos de 15% de participação na nossa venda. Hoje, essa representatividade caiu e está em torno de 6% ou 7%, e a gente quer retomar o percentual mais alto, chegando a uns 12% de participação”, completa. A rede já trabalha com o Rappi, iFood, Cornershop e Supermercado Now. Em comemoração aos seus 50 anos, em breve, o Hirota lançará uma campanha que contará com promoções e sorteios para os clientes. Atualmente, entre as 112 lojas da rede, 72 são autônomas, 18 operam sob o formato de supermercado e 22 têm o modelo express.
Fonte: GiroNews