Um dos cobiçados pontos da Avenida Paulista, onde funcionou por mais de três décadas a locadora de vídeo 2001, fechada em janeiro, já tem novo inquilino. A partir de amanhã se transformará na primeira versão food express da rede de supermercados Hirota.
Conhecida por manter produtos selecionados em suas prateleiras, assim como itens japoneses – a empresa pertence à mesma família desde a fundação há quase cinco décadas –, essa nova unidade vai reforçar a oferta de pratos prontos. Vem daí o nome Hirota Food Express. Além de pratos orientais como o tonkatsu, o lombo de porco empanado, haverá também clássicos, entre eles cuscuz paulista com salada e estrogonofe de frango. O preço de uma refeição completa varia de 13,90 a 29,90 reais.
“O alvo principal do projeto é o público de pedestres da Paulista”, explica Marcio Shimada, gestor de novos negócios da rede com quinze supermercados. “É um novo conceito e, para desenvolvê-lo, estudamos lojas de Nova York, Las Vegas, Londres, Paris e Tóquio. Observamos o hábito de consumo nessas metrópoles.”
Na mira da empresa, estavam modelos como o Food to Go, na londrina Marks & Spencer. Mas Shimada conta que a principal fonte de inspiração foi a rede Seven Eleven, que tem lojas de conveniência que vendem comida pronta fresca.
Shimada adianta que na versão express a ideia é ampliar a presença da comida, ainda tímida nos supermercados. O executivo avalia que, com o advento dos food trucks, a forma de comer dos paulistanos mudou muito. Ele assegura que a rede que investir pesado no segmento: “A ideia é ter no futuro comida com validade de três horas como no Japão. É uma forma de comer sem precisar de ir ao restaurante e economizar. Essa tendência deve crescer.”
Com apenas 150 metros quadrados, a loja da Avenida Paulista terá 3.000 itens em suas prateleiras. A ideia é surpreender quem trabalha ou mora na região com uma oferta de 300 pratos prontos nas gôndolas refrigeradas pouco depois da inauguração.
Para dar conta desse processo, tudo será preparado numa cozinha central. “Importamos equipamentos alemães e japoneses, que são os melhores do mundo. Mas é sempre uma cozinha artesanal, embora nossa mentalidade seja industrial no cuidado com a embalagem do pronto. Tanto que as embalagens são transparentes para se veja o produto como ele é. Não teremos fotos cobrindo nossa comida”, diz Shimada.
Nesse primeiro momento não haverá serviço de entrega em domicílio. O projeto é introduzir o delivery de comida aos poucos. Para que seja eficiente, os edifícios comerciais da região serão mapeados para entender a demanda.
Um segundo Hirota Food Express já está a caminho. Em abril, deve estar pronto para a funcionar no Shopping Eldorado, em frente à academia Body Tech. Com 260 metros quadrados, essa loja tem uma característica de empório. “No nosso empório, teremos queijos especiais, frios, chocolates, azeites, vinhos e conservas importadas, entre outros itens”, revela.
O Hirota Food Express Paulista tem abertura prometida para quinta (17), às 10h
Avenida Paulista, 726. Segunda a sábado, 8h/22h e domingo, 10h/18h. Não dispõe de estacionamento próprio. Clientes motorizados podem usar a garagem no próprio prédio e outros dois em edifícios vizinhos.