Consolidado nos Estados Unidos, o mercado de outlets ainda vive momentos de incipiência no Brasil. Em busca de desenvolver esse segmento no País, a Hines, empresa de gerenciamento imobiliário, investiu R$ 100 milhões no Fashion Vale Outlet, que será inaugurado em novembro, em Taubaté (SP).
Segundo um levantamento desenvolvido pela Hines, empresa que mantém operação no Brasil desde 1998, existem apenas 12 outlets no País, fora 10 empreendimentos que podem ou não sair do papel. Nos Estados Unidos, no entanto, esse número salta para 200 – enquanto existem cerca de 1,1 mil shopping centers no país norte-americano, contra 561 em solo brasileiro.
“A Hines sempre olhou para esse mercado com carinho. Temos uma atuação muito forte no varejo nos Estados Unidos e na Europa, e vimos um potencial para o mercado de outlets no Brasil”, diz o vice-presidente da Hines do Brasil, Benny Finzi.
Com essa primeira operação no varejo nacional, a expectativa da Hines é testar o mercado de outlets para que, obtendo sucesso, consiga traçar uma expansão que mira outros dez empreendimentos do mesmo tipo nos próximos anos. “Flertamos com o mercado de varejo há muito tempo, mas nenhum dos projetos acabou vingando. A nossa expectativa é ter sucesso com esse empreendimento, e conseguir construir outros dez outlets nos próximos cinco anos. Temos capital e interesse em realizar essa expansão”, admite Finzi.
Mundo de descontos
Com os avanços do varejo, o mercado de outlet é visto com bons olhos pelos consumidores, que poderão comprar produtos com preços abaixo da tabela, e também pelos lojistas, que veem nele uma possibilidade para escoar a mercadoria ultrapassada. “O outlet é uma oportunidade para vender a mercadoria que está fora de grade. Se eu fabrico, por exemplo, 30 mil peças de um produto e sobra 1 mil, o que eu faço? Aproveito para vender esses produtos com 50% ou 60% de desconto”, exemplifica o diretor comercial da rede de lojas Soccer City, José Grzywacz.
Além dos varejistas tradicionais, é comum ver lojas de fábricas aderirem ao mercado de outlets: “Existe uma gama de consumidores que têm o primeiro acesso à marca pela factory store. Geralmente, as empresas utilizam esse mercado [de outlets] como uma forma de conseguir ter um produto diferenciado”, afirma Finzi.
Localização
Para fugir da concorrência dos shoppings centers instalados na capital de São Paulo, a Hines resolveu investir em um empreendimento na rodovia Presidente Dutra, no Vale do Paraíba – assim como fez o Outlet Premium, do grupo general Shopping Brasil, localizado em Vinhedo (SP).
Segundo Finzi, a estratégia da Hines é aproveitar o grande fluxo de clientes da Leroy Merlin, que já funciona no local desde abril, para alav Ancar as vendas do outlet: “A localização é muito boa. Não existe outro outlet na região. Conseguimos abranger cidades vizinhas com uma grande população como São José dos Campos, Campos do Jordão e Aparecida. Além disso, cerca de 900 mil veículos circulam diariamente nesse trecho da Dutra. Estamos com uma expectativa de receber algo em torno de 100 mil pessoas por mês. Só a Leroy Merlin já recebe por volta de 40 mil mensalmente.”
Fonte: DCI