A Cia. Hering acredita que sua principal rede de varejo, a Hering Store, não deve apresentar crescimento em número de lojas em 2016, de acordo com o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Frederico Oldani. Ele participou de teleconferência com analistas e investidores.
Ele afirmou que a companhia pode decidir por fechar alguns pontos de venda que não sejam rentáveis, mas considerou que, ao mesmo tempo, devem surgir algumas oportunidades pontuais para novas aberturas. Com isso, ele prevê uma estabilidade na rede de lojas.
“Nós não mantemos lojas deficitárias e, em um caso em que tenhamos lojas que não se provem viáveis, vamos fechar”, declarou. “Em um período mais longo, porém, podemos ter possibilidades de abertura e, no saldo entre lojas que podem fechar e abrir, as coisas devem ficar estáveis nos próximos 12 meses”, concluiu.
O cenário muda em outras redes de lojas da companhia. Oldani afirmou que a rede de moda infantil PUC deve encolher em número de lojas no ano. Por outro lado, ele considerou que a rede Hering Kids, também infantil, poder ter alguma expansão.
A Cia. Hering reduziu seus investimentos para este ano e tem dado prioridade, em vez de novas inaugurações, destinar mais recursos para financiar a reforma de lojas de franqueados. Oldani afirmou que a companhia já tem mais de 80 lojas para serem reformadas e que essas reformas podem ser concluídas ao longo do terceiro trimestre de 2016.
A projeção de investimentos da Cia. Hering para este ano é de aproximadamente R$ 63 milhões, uma redução ante os R$ 96,9 milhões do ano passado. De acordo com Oldani, a redução é explicada pela conclusão de uma fase de investimentos mais pesados feitos nos últimos anos pela companhia, com a implementação de um novo sistema de tecnologia para gestão e destinação de recursos para a área logística.
O executivo relembrou ainda que a companhia promoveu cortes em seu quadro de pessoal no inicio deste ano, os quais resultaram em um aumento de despesas com indenizações trabalhistas registradas no primeiro trimestre. Para o segundo trimestre, porém, ele afirmou que não deve haver novos impactos desse tipo.