A Havan, rede varejista catarinense que deve faturar R$ 12 bilhões esse ano, está apostando em desenvolvimento ágil de software em parceria com a Meta, companhia de tecnologia sediada em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.
As empresas estão trabalhando no modelo de “célula ágil”, pelo qual a Meta agrega equipes trabalhando em desenvolvimento junto com os profissionais da Havan.
No primeiro projeto, a Meta trabalhou com a área financeira da Havan, com o objetivo de reduzir os custos de emissões de boletos e incorporar o gateway de pagamentos ao ambiente interno da empresa.
A Havan optou por desenvolver seu próprio gateway, que possibilita realizar o registro e emissão dos boletos conectando diretamente às API dos bancos parceiros, minimizando os custos neste tipo de transação.
A solução também inclui um painel de monitoramento para gestão dos boletos com suas devidas situações, bem como, total integração com sistemas internos.
O objetivo do trabalho da Meta com a Havan é reduzir em 30% o tempo de entrega de novos projetos daqui para frente, dentro uma visão de “transformação digital” das lojas, o que envolve um escopo bastante amplo, incluindo escritório de projetos, sustentação, fornecedores e contratos, gestão de projetos, gestão orçamentária, gestão de programas, gestão de pessoas, arquitetura e devops.
A Havan tem hoje mais de 16 mil colaboradores atuando em 131 megalojas distribuídas pelos 15 estados brasileiros.
Já a Meta tem na área de desenvolvimento de software um dos seus carros chefe e nos últimos tempos tem apostado forte em agilidade: a expectativa é que esse ano 60% das horas do time sejam ocupadas trabalhando nessa modalidade.
No começo do ano, a empresa se tornou uma parceria no país da Scaled Agile, companhia americana que é a criadora do Scaled Agile Framework.
Conhecido pela sigla SAFe, o framework é um dos conjuntos de padrões mais populares para implementação de práticas de lean e agile em nível empresarial.
A Meta tem uma atuação diversificada, presença nacional com escritórios no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Miami e mil funcionários atendendo uma carteira de 350 clientes, incluindo nomes como Lojas Renner, Herval, Hospital Sírio Libanês, Unimed, Sicredi e GetNet.
Fonte: Baguete