5 itens vão compor coleção virtual que irá a leilão nesta semana; parte do lucro será destinado ao projeto Favela Galeria, na zona leste de SP
A Havaianas vai leiloar, no próximo dia 12 de maio, sua primeira coleção em NFT, sigla em português para “token não-fungível”. A tecnologia vem se popularizando após várias transações recentes. Jack Dorsey, fundador do Twitter, por exemplo, vendeu o primeiro post da plataforma por US$ 2,9 milhões. Até memes já se transformaram em NFT e foram comercializados. No caso das Havaianas, o projeto foi desenvolvido em parceria com o designer e artista Adhemas Batista, radicado em Los Angeles e parceiro da marca desde 2005.
Serão cinco itens a compor a coleção virtual de Havaianas em NFT: Happy Feet, A Step to Happiness, Happy Citizen, Happy Spring e Happy Heels. Parte do lucro arrecadado será destinado ao projeto Favela Galeria, um museu à céu aberto localizado na zona leste de São Paulo. O leilão ocorre pela Foundation.app , com duração de 24 horas e tendo a Ethereum como rede oficial de criptomoedas.
“O mundo do NFT está vivendo um boom nesse momento. O que começou com skins nos games ganhou uma força enorme e já há marcas vendendo apenas roupas e calçados digitais, que podem ser ‘vestidos’ como filtros de Instagram e outras redes sociais. Para Havaianas, faz muito sentido participar dessa conversa”, diz Fernanda Romano, CMO da Alpargatas. O NFT utiliza tecnologia de blockchain, um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações através da internet e o selo garante que as informações armazenadas nessa cadeia sejam invioláveis impedindo copia ou falsificação.
“Essas artes são um conceito do time de criação de Havaianas que pode, um dia, vir a ser um produto no mundo físico. No blockchain, esse momento fica registrado como uma arte única e não será copiado”, explica Fernanda.
NFT ORIENTADO AO MARKETING
Os NFTs existem desde 2017, mas ganharam visibilidade a partir do ano passado. Desde então, já foram feitas várias transações que ganham notoriedade na música, na arte, nos games e cada vez mais no marketing. Marcas descobriram a tecnologia como forma de ter mais uma plataforma de conexão. A Pizza Hut, por exemplo, criou uma fatia pixelada e o Taco Bell replicou seus tacos em forma de NFT. Na França, o McDonald´s promoveu uma campanha que sorteou quatro NFTs aos ganhadores em formato dos ícones da rede.
Fonte: Fast Company