A importância da parceria Habib’s e iFood é tamanha que, apenas no período de dezembro e janeiro, foi computado um crescimento de 1350% de pedidos e o cadastro de aproximadamente 250 lojas, recorde para a plataforma de delivery online.
A expectativa é que, com todos os restaurantes que possuem canal delivery em operação, os pedidos saltem de 250 mil (alcançados via canais próprios de Habib’s e Ragazzo) para 600 mil (considerando iFood e atendimento próprio) até o final do ano. Uma operação que transforma o Habib’s, em pouco mais de um mês, no maior cliente do iFood e em destaque como o maior delivery de alimentação do País e da América Latina.
Juntas, as Redes Habib’s e Ragazzo devem atingir, com os pedidos realizados via iFood, Chat, telefone, aplicativo próprio e Facebook das Redes, a marca de 6,5 milhões de pedidos em 2018, 116% a mais que o ano passado, devendo chegar a 8 milhões até 2020.
O Grupo estima que a participação do delivery na soma de faturamento dos restaurantes que utilizam o canal aumente dos atuais 10% para 21%. “O delivery passa a ter uma importância cada vez maior para a Rede e para os mercados nas quais está inserida. A variedade, o tipo de produto e a qualidade do cardápio, tanto de Habib’s quanto de Ragazzo, contam muito neste processo.
Cerca de 5% dos pedidos, hoje, provêm da região Sul. A parceria com o iFood fará com que os pedidos da região aumentem, até o final do ano, de 150 mil para 325 mil”, garante Lucas Mancini, Diretor de Delivery de Habib’s e Ragazzo.
Em 2017, na região Sul, foram registradas 12.941 procuras pelos restaurantes da Rede. Além disso, no Sul, a ‘culinária árabe’ representa 2% dos pedidos e a italiana, 3%. Já as categorias ‘lanches’ e ‘pizzas’, correspondem, respectivamente, a 37,81% e a 21,16%.
A expertise da Rede tornou possível integrar, em 20 dias úteis, todos os seus restaurantes no sistema iFood. “Unimos o maior delivery digital com o maior e mais completo sistema de delivery integrado do País, numa operação que nasceu para ser gigante e que deve movimentar o mercado em vários setores. Mais pedidos, mais produção nas indústrias (crescimento estimado de 10% a 15%), compra de mais insumos e embalagens (aumento de 50%), e, principalmente, geração de empregos diretos e indiretos. Estamos falando de, pelo menos, o dobro de motoboys prestadores de serviço, além de novos postos de trabalho dentro da Rede, principalmente em funções como supervisor de delivery”, afirma Mancini.
Todos estes números multiplicam também a preocupação da empresa em manter o padrão, a qualidade e a rapidez dos serviços prestados. Para isso, o Grupo tem investido pesado na contratação e treinamento de profissionais e empresas prestadoras de serviço de motoentrega.
“Esse foi um dos principais objetivos do 1o Encontro Nacional de Delivery Habib’s, Ragazzo e iFood que realizamos, há cerca de 15 dias, no Teatro Alfa, em São Paulo. Levamos mais de mil colaboradores (gestores, gerentes e supervisores de delivery), empresas prestadoras de serviço de motoentrega, infraestrutura da franqueadora, agências e parceiros de negócio. Foi um dia intenso de palestras e treinamentos. E estamos preparados para mais um novo desafio: a excelência e a rapidez do nosso serviço. Sendo não só o maior, como o melhor delivery da América Latina”, completa Mancini.
Habib’s, Ragazzo e iFood – 400 mil buscas em 8 meses
A parceria já estava no radar das empresas há alguns anos, até porque sempre houve uma enorme procura pelas Redes Habib’s e Ragazzo dentro do aplicativo iFood, que já contabiliza, no Brasil 6,2 milhões de pedidos mensais.
Entre março e novembro de 2017, foram 400 mil buscas por Habib’s dentro do iFood. Durante toda a história do aplicativo, que já completa seis anos no atual formato, foram mais de 15 milhões de solicitações para que Habib’s integrasse a plataforma.
Atualmente, o Habib’s ocupa o primeiro lugar em buscas por restaurantes no iFood. E, em dezembro do ano passado, a coxinha do Ragazzo já figurava, dentro do aplicativo, como o item mais vendido na categoria de culinária italiana, mesmo com poucas unidades da Rede integradas ao sistema e em período experimental.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria e os resultados que alcançamos nos últimos dias – não são nem meses – já são expressivos. Em apenas um mês de operação, o Habib’s já é hoje a maior conta da empresa, além de representar 3% dos pedidos mensais do iFood”, conta Carlos Moyses, CEO do iFood.
Mercado de Delivery no Brasil
O Brasil é, hoje, o quinto maior mercado de delivery do Mundo, equivalente a US$ 4,5 Bilhões, atrás, apenas, de Estados Unidos (US$ 20,5 bilhões), China (US$ 11,8 bilhões), Alemanha (US$ 8 bilhões) e Reino Unido (U$ 6,3 bilhões). Somado aos demais países da América Latina salta para a terceira colocação.
O delivery é um dos poucos mercados no Brasil que continua em ascensão, com crescimento de quase 20% ao ano. São 51 milhões de consumidores brasileiros, sendo que o iFood tem no Brasil 5,1 milhões. Apesar dos números expressivos, apenas 30% dos restaurantes no País têm delivery.
O Consumidor de iFood
Aproximadamente, 80% dos usuários que pedem iFood, voltam a pedir. A maioria dessas pessoas passa nove horas diárias ou mais em frente à uma tela (seja ela computador, tablet, TV ou smartphone). 90% utilizam a plataforma via mobile contra 10% no desktop. Hoje, 70% pedem no jantar e 40% pedem nos finais de semana, principalmente, nos domingos à noite. Dos usuários de iFood, 56% são mulheres.
Fonte: E-Commerce News