Empresa está entre as 15 maiores do país; Com as novas lojas, a rede passa a contar com 45 unidades em operação e deve gerar mais de 1.800 empregos diretos.
O Grupo Zaragoza anunciou esta semana um investimento da ordem de R$ 350 milhões para a abertura de oito novas unidades do Spani Atacadista em cidades do Estado de São Paulo.
O anúncio faz parte da continuidade do Plano de Expansão da empresa, iniciado em 2017 e prevê que, até o final deste ano, o Grupo passe das atuais 37 para 45 lojas em operação. Com os estudos de implantação já adiantados, o Grupo deve divulgar em breve as cidades que irão receber as novas unidades.
Segundo o diretor-presidente do Grupo Zaragoza, Cléber Gomez, o crescimento da bandeira Spani Atacadista é o resultado de uma estratégia de expansão responsável e sustentável com investimentos bem calculados em estudos de mercado, logística, em capacitação de pessoal, de boas negociações com fornecedores, além do aproveitamento de possíveis oportunidades de negócios que possam surgir ao longo do ano.
“Mesmo com as oscilações econômicas ao longo dos últimos anos e mais recentemente com o impacto da pandemia do Covid-19, mantivemos nossa meta de ampliar a presença do Spani Atacadista nas principais regiões do Estado de São Paulo. Logicamente que, além do que está planejado, existem ainda as oportunidades que o mercado oferece. Nestes dois casos, a nossa intenção é crescer, seja para cumprir o que está no nosso estudo de mercado ou, como já aconteceu, para avaliar e aproveitar as oportunidades que possam surgir”, disse.
De acordo com o Plano de Expansão, a previsão de faturamento para 2021 é de R$ 4,5 bilhões contra os R$ 3,3 bilhões realizados em 2020. Em relação à criação de vagas de trabalho, as novas lojas devem gerar mais de 1.800 empregos diretos e fazer com que o grupo passe a contar com mais de 7.000 colaboradores.
A Força do Atacarejo
Fundado em 2003, o Grupo Zaragoza optou em investir no Atacarejo, termo brasileiro que reúne as duas formas tradicionais de comércio – o atacado e o varejo, com os conceitos de self-service (autosserviço) e cash & carry (pague e leve).
Com lojas modernas e abastecidas com várias opções de preços para produtos de qualidade, o Atacarejo ganhou a preferência do pequeno varejista e também do consumidor final. Atualmente, a carteira de clientes da bandeira do Spani Atacadista é composta por 60% de clientes Pessoa Física e 40% de Pessoa Jurídica.
Após os primeiros anos de atividade e a consolidação da marca e do modelo de negócio nas regiões do Vale do Paraíba, Sul Fluminense, Bragantina e Alto Tietê, o Grupo, a partir de 2017, iniciou a expansão para a Capital, Grande São Paulo e o restante do interior do Estado e São Paulo.
A mais recente ampliação da rede ocorreu em 2020 quando, mesmo com o impacto da pandemia, o Grupo manteve o ritmo planejado e, com um investimento de R$ 210 milhões, inaugurou seis novas lojas nas cidades de Boituva, Cajamar, Itapetininga, São João da Boa Vista, Tatuí e no bairro de Parelheiros, na capital paulista. O resultado deste investimento, fez com que o Grupo encerrasse o ano de 2020 com 37 unidades em operação e registrasse um faturamento de R$ 3,3 bilhões.
De acordo com o ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), o Spani Atacadista é a rede que mais cresce no Brasil e está entre as 15 maiores empresas do segmento de Atacarejo do país.
OOOOO GRUPO ZARAGOZA/SPANI ATACADISTA EM NÚMEROS
ANO | Nº DE LOJAS | INVESTIMENTO EM EXPANSÃO | FATURAMENTO | COLABORADORES |
2019 | 31 | R$ 100 milhões | R$ 2,7 bilhões | 4.300 |
2020 | 37 | R$ 210 milhões | R$ 3,3 bilhões | 5.200 |
2021 | 45 | R$ 350 milhões | R$ 4,5 bilhão* | Mais de 7.000 |
*previsão | * previsão |
Fonte: Vale Empresarial