Com cerca 90% de sua receita de R$ 1,75 bilhão proveniente de lojas de ‘atacarejo’ da bandeira Spani, o grupo Zaragoza cresceu 19,5% no ano passado e pretende superar esse patamar este ano. A companhia, que também é dona dos supermercados Villarreal, planeja inaugurar mais três pontos no interior de São Paulo – dois em São José dos Campos e um em Bragança Paulista.
A expansão vai consumir R$ 55 milhões, segundo o diretor comercial do Zaragoza, Flávio Almeida, e integra um plano que prevê a abertura de três lojas no Estado por ano até 2018. Hoje são 14 unidades em funcionamento, 9 atacadistas (que atendem também o consumidor final) e 5 supermercados.
Mesmo assim, o faturamento cresceu, com o aumento da procura do consumidor pelas lojas de “atacarejo”, para economizar diante do cenário recessivo e de aumento do desemprego.
“Para este ano, estimamos um aumento de receita superior a 20%”, disse Almeida. Os donos de pequenos e médios negócios respondem por 60% do faturamento da rede Spani, enquanto o consumidor final é responsável por 60% da frequência dessas lojas.
O grupo, que iniciou operações em 2003 no Vale do Paraíba, possui 3,5 mil funcionários e com os novos pontos prevê criar 789 postos de trabalho. A inauguração das unidades está prevista para meados deste ano. O grupo vem enfrentando maior concorrência na região.
Na mesma área em que o Zaragoza vai instalar a nova loja do Villarreal Supermercados – no bairro Urbanova, região nobre de São José, voltada para clientes das classes A e B – o Grupo Pão de Açúcar (GPA) investiu R$ 2 milhões no ano passado para a instalação de duas lojas Minuto Pão de Açúcar, seu modelo de menor porte.
Ao todo, os investimentos do GPA em São José dos Campos no ano passado somaram R$ 49,2 milhões e incluíram também quatro Minimercados Extra, uma loja do Assaí Atacadista e um novo supermercado Pão de Açúcar no Jardim Aquarius, outra área da cidade onde o grupo Zaragoza vai instalar sua nova loja de atacado Spani.
O mesmo bairro também já conta com uma unidade do Assaí Atacadista, inaugurada ano passado. Segundo o grupo GPA, o investimento aplicado na instalação desta loja foi de R$ 30 milhões. O número de empregos gerados pelo grupo neste período na cidade foi de 685.