Rede de farmácias quer focar na renovação visual e estrutural dos PDVs, ampliando o mix e investindo em plataformas digitais para dinamizar as vendas
Por Redação
Após atingir o inédito faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2020, o Grupo Tapajós registrou crescimento de 24% no primeiro trimestre, acima da média geral de 10% do varejo farmacêutico. Os números expressivos, no entanto, são insuficientes para confortar o CEO Wili Garcêz, que busca reforçar a receita por loja com novas tecnologias e marcas próprias.
A companhia ocupa o 14º lugar em faturamento no grande varejo farmacêutico, segundo a Abrafarma. Mantém 126 lojas na capital amazonense, em Belém (PA), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), por meio das bandeiras Drogaria Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma. Conta ainda com a distribuidora homônima, mas a divisão de varejo responde por 60% dos negócios.
“Embora tenhamos excelentes indicadores, identificamos que eles estão concentrados em poucas unidades. Por essa razão, queremos focar na renovação visual e estrutural de cada PDV, ampliando o mix e investindo em plataformas digitais para dinamizar as vendas e aperfeiçoar o monitoramento do estoque”, contextualiza o executivo.
E-commerce e gerenciamento online
As inovações tecnológicas integram um aporte de R$ 15 milhões em expansão e transformação digital, iniciado no ano passado. E um dos principais marcos desse investimento é a plataforma exclusiva de e-commerce, que deverá estrear até julho. “Nossa meta é que os canais online movimentem pelo menos R$ 5 milhões por mês, o que representaria quase 10% do volume de negócios no varejo”, ressalta. Ainda este ano, a expectativa é colocar o aplicativo de vendas no ar.
O Grupo Tapajós também destinou recursos para a implementação de sistemas digitais de controle de recebimentos no centro de distribuição. “A ferramenta da eSales permite gerenciar, em tempo real, todas as cargas a serem recebidas. E a própria transportadora seleciona a data disponível para entrega na doca”, explica. Além disso, a companhia iniciou a implementação de um software que cria uma roteirização das entregas dos CDs até as farmácias.
Nova marca
A marca própria é outra categoria no radar do grupo. A Animativ, lançada em julho de 2019 e que reúne atualmente sete multivitamínicos, ganhou neste mês mais duas SKUs de vitaminas efervescentes – a vitamina C 1g e o Imuno Complex. Esses produtos totalizam 3% do faturamento. “Trata-se de um segmento com alto potencial de fidelização de clientes, e que intensifica a rede de parcerias com a indústria farmacêutica”, acredita.
A Tapajós também está finalizando os detalhes do registro de uma marca voltada à higiene pessoal, incluindo linhas de fraldas, lenços umedecidos e correlatos. “É uma categoria que ganhou espaço nas gôndolas durante a pandemia, mas que tende a se consolidar”, conclui.
GRUPO TAPAJÓS
Fundação: 1995
Faturamento: R$ 1,1 bilhão em 2020 (R$ 660 milhões da divisão de varejo)
Bandeiras: Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma
Número de lojas: 126 nas cidades de Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO)
Centros de distribuição: 4, sendo um em cada cidade onde atua
Clientes atendidos varejo: 1,2 milhão (mês)
Clientes atendidos atacado: 2,2 mil (mês)
Número de SKUs: 14 mil
Número de colaboradores: 2,8 mil
Fonte: Panorama Farmacêutico