Veja, nesta análise as empresas que enfrentaram a crise econômica com investimento em novos formatos de loja, foco nos segmentos de menor poder aquisitivo e tecnologia. Com base nos rankings anuais da Abras (de 2014 até 2017), o Jornal Giro News fez um levantamento que aponta as 15 redes que mais cresceram no período. Destaca-se, principalmente a decisão acertada de abertura de novas lojas no formato Cash & Carry.
O Grupo Pereira lidera a nova pesquisa, com uma alta de 98,72%, um salto de R$ 2,9 bilhões em 2014, para R$ 5,7 bilhões em 2017. Vale lembrar que na análise de variação feita pelo Jornal Giro News, a rede também foi líder em 2015, vice em 2016 e voltou a liderar em 2017. Na segunda colocação em crescimento está o Grupo Muffato, que pulou de R$ 3,7 bilhões em 2014 para R$ 6,0 bilhões em 2017, uma alta de 62,28%. Em terceiro lugar, aparece o Supermercados BH, com uma alta de 60,60% no faturamento, indo de R$ 3,4 bilhões em 2014, para R$ 5,4 bilhões em 2017.
Completam a lista dos dez que mais faturaram nos últimos quatro anos os supermercados Savegnago (52,92%); Líder Comercio e Ind. (49,91%); Epa Supermercados (44,83%); GPA (39,60%); AM/PM Comestíveis (36,54%); Carrefour (30,91%) e Comercial Zaragoza (27,51%). Esses números ganham maior expressão, quando se observa que em pelo menos cinco dessas companhias presentes no ranking (Grupo Pereira, o Grupo Muffato, GPA, Carrefour e Comercial Zaragoza), tiveram seus números impulsionados pelo Cash&Carry.
Fonte: GiroNews