Por Fabio Couto | O Grupo Mateus, a comercializadora CMU Energia e o grupo espanhol de energia Cobra firmaram acordo para fornecimento de energia renovável para atender a 70 das 262 lojas da empresa varejista. O Grupo Mateus tem lojas de supermercados no atacado e no varejo, além de estabelecimentos voltados para venda de móveis e eletrodomésticos localizados em nove Estados.
O modelo utilizado é o da chamada autoprodução, no qual o consumidor atua como sócio do empreendimento que vai fornecer a eletricidade.
Segundo a CMU Energia, foram arrendadas duas outorgas do complexo solar Belmonte, de 455 megawatts (MW) de capacidade instalada, que foi desenvolvido e é operado pelo Grupo Cobra em São José de Belmonte, Pernambuco.
Cada outorga possui 100 MW de potência instalada e geração em torno de 15 MW médios. “Teremos 70 lojas – 22 de varejo e 48 atacarejo – sendo abastecidas nessa nova modalidade”, disse João Pinto, diretor de engenharia do Grupo Mateus, em comunicado.
Walter Fróes, presidente da CMU Energia, acrescentou: “Temos um modelo de negócio em que esses players não precisam fazer investimento para construir suas plantas solares e o produto se torna realmente muito atrativo.”
As usinas fotovoltaicas vão gerar mais da metade da energia consumida pelas lojas, segundo a CMU Energia, o que resultará numa economia adicional de 30% ao que a empresa já gastava no mercado livre, segmento em que o consumidor pode escolher a geradora e as condições de suprimento.
Fonte: Valor Econômico