Depois de inaugurar 39 pontos de venda, rede de supermercados prepara entrada no mercado cearense em 2021
Por Adriana Mattos
O comando do Grupo Mateus disse nesta quinta-feira, em teleconferência para analistas, que está otimista com o ano de 2021, apesar das incertezas maiores geradas pelo avanço da pandemia, e mantém planos de entrada em mais um estado. O grupo de varejo alimentar projeta para 2021 a abertura das primeiras unidades no Ceará, disse o presidente da empresa, Ilson Mateus Rodrigues.
A companhia teve recorde de inaugurações em 2020, com 39 lojas novas abertas, versus 24 em 2019. “Não fechamos nenhuma loja e abrimos mais que em 2019”, disse Rodrigues.
Segundo ele, para 2021, a companhia projeta abrir lojas no Maranhão, Pará e Piauí, os seus mercados de atuação, e chegar ao Ceará.
Mateus diz que, mesmo com base de comparação forte, acredita que haverá expansão “consistente” em 2021.
A empresa mencionou o cenário de competição mais acirrada no ano passado, e a manutenção de rentabilidade apesar dessa pressão.
Das 39 lojas inauguradas em 2020, 18 estão localizadas no Maranhão, 16 no Pará e 5 no Piauí. Deste total de 39, 23 estão em cidades onde a empresa não estava atuando antes, disse o executivo, o equivalente a uma expansão de 9% de receita bruta em 2020 em relação a 2019.
A direção do Mateus ainda informou que deve abrir um novo centro de distribuição no Pará até junho (hoje são 10 centrais no país) e citou que ainda está em andamento a ampliação do centro de São Luís (MA) e de uma nova fábrica de panificação e uma central de hortifrúti, ambas em São Luís.
Segundo dados de balanço publicado na quarta-feira, o lucro da companhia cresceu quase 396% no quarto trimestre de 2020, atingindo R$ 193,4 milhões, versus R$ 39 milhões um ano antes.
A receita líquida subiu 53,2%, para R$ 3,63 bilhões, no mesmo período, uma das maiores taxas de expansão entre as empresas abertas do setor que já publicaram resultados.